Cultura

Manoel de Oliveira homenageado em festival no Reino Unido

O realizador, que morreu este ano aos 106 anos, será homenageado na 6.ª edição do Festival de Cinema Português no Reino Unido, Utopia, que decorre de 17 a 22 de novembro.

“Vou para Casa” (2001), nomeado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, “O Gebo e a Sombra” (2012), a derradeira longa-metragem do realizador português, foram selecionados como um tributo a Manoel de Oliveira.

“O magnífico trabalho de Oliveira vai inquestionavelmente permanecer como uma inspiração para gerações vindouras”, defendem os organizadores do festival.

A edição deste ano terá como tema “As Mulheres e o Cinema”, com o objetivo de dar destaque a cineastas contemporâneas, como Marta Pessoa, que estará para apresentar o documentário “Quem Vai à Guerra”, sobre o papel das mulheres durante a Guerra Colonial.

A realizadora vai participar num debate sobre a “inviabilidade das mulheres no cinema e na história”, com especialistas em género e história, na Universidade Birkbeck onde antes será projectado o filme.

Outros filmes que fazem parte do programa são “Em Segunda Mão”, de Catarina Ruivo, protagonizado por Pedro Hestnes (1962-2011), e “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso, que revisita, num jogo de memória, a queda do antigo império colonial, o processo das independências em África e situações de guerra civil, nas novas nações.