Lifestyle

Este fim de semana divirta-se sem pagar nada

Música ao ar livre, mercados ou até ioga… há muitas atividades a aproveitar para se divertir este fim de semana. Tudo sem pagar nada.

Dança em Valença
Valença recebe o espetáculo O Mundo a Dançar – Festival Internacional de Folclore, sábado, 8 de agosto, às 22h00, no Jardim Municipal. Grupos da China, Geórgia, México e Rússia, estarão em palco para um espetáculo único de dança, musica e cor. Esta é uma oportunidade para apreciar grupos de grande qualidade artística, representativos dos vários cantos do mundo que, ano após ano, tem encantado e fidelizado um número crescente de público em Valença.

Mercadinho dos Clérigos no Porto
Todos os segundos e últimos sábados de cada mês, das 10h às 20h, realiza-se esta feira de artesanato, roupa, antiguidades, produtos biológicos, livros, música, etc.

Urban Market nas Cadosas
Das 11h às 21 pode visitar na praça das Cardosas, no Porto, o Urban Market. Esta é a primeira das quatro edições de verão do mercado, organizado pela Portugal Lovers com o apoio da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer.

Porta-Jazz ao Relento
Hoje pode assistir ao concerto de BounceLab feat. João Barradas, às 22h, nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto.

Mercado da Foz do Douro
No Mercado da Foz do Douro, que decorre este sábado, entre as 11h00 e as 15h00, oferece as escolhas musicais do DJ Vicente Abreu, membro do coletivo 7 Magníficos. Das 15h00 às 19h00 entra para a mesa de mistura o DJ Rui Trintaeum.

Ioga em Belém
O Centro Cultural de Belém acolhe habitualmente exposições e concertos para alegrara o espírito. Este verão, abre-se também à atividade física para oferecer aulas de ioga todos os sábados de manhã. Para esta aula de ioga ao ar livre, que decorre todos os sábados, pelas 11h00, até dia 29 de agosto, deve levar um colchão de ginástica ou uma toalha, roupa confortável e uma garrafa de água. Tudo o resto fica por conta da professora Manuela Ferreira que promete trabalhar corpo e mente.

Minibus oferece transporte para museu de Lisboa
Este mês é mais fácil visitar os museus e monumentos da cidade de Lisboa com a entrada em funcionamento do Minibus Coca-Cola/Património Cultural. A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Coca-Cola uniram-se para melhorar a experiência de visita a estes espaços culturais, disponibilizando este transporte de acesso gratuito, que funcionará de terça-feira a domingo. Este é um dos resultados visíveis da parceria estabelecida entre as duas entidades para reforçar a promoção do património cultural da capital. De sexta-feira a domingo, o transporte faz o percurso do Bilhete Lisboa, ligando os seguintes espaços culturais: Panteão Nacional, Museu Nacional do Azulejo, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu da Música, Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado, Museu Nacional de Arte Antiga e Casa-Museu Anastácio Gonçalves. A coleção “Património Revisitado” é uma iniciativa da Coca-Cola que homenageia Portugal e a sua cultura.

Passeios no Tejo
Em agosto as embarcações tradicionais da Câmara Municipal do Seixal voltam ao Tejo durante mais uma época de navegação com passeios e ateliês, entre os quais “Este Verão Descubra”; “Vai a Pé, Volta de barco”; “De Barco do Seixal à Moita”; “Nós e o Rio” e “Descobertas no Ecomuseu”. Os passeios são abertos a todos os interessados, mas alguns são especialmente direcionados para grupos. Os passeios Temáticos Nós e o Rio decorrem, de segunda a sexta-feira, numa embarcação tradicional à vela, onde os jovens participantes, com o apoio direto da tripulação, aprendem a fazer diversos nós de marinheiro. Já os passeios temáticos Descobertas no Ecomuseu/Embarcações tradicionais consistem numa exploração científica de um barco tradicional do Tejo, focando aspetos relacionados com a navegação e realizando atividades com base nas velas, no leme, nos motivos decorativos, nos cadernais e noutros elementos existentes a bordo. Já o Vai a Pé, Volta de Barco convida-se a descobrir a Baía do Seixal em todo o seu esplendor num passeio em embarcação tradicional que liga as margens de Amora e do Seixal. A iniciativa inclui ainda um passeio a pé pela Amora ou pelo Seixal e uma visita aos núcleos do Ecomuseu Municipal do Seixal. Estes passeios têm lugar nos dias 12, 13 e 27 de agosto e são direcionados para grupos. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas através do Tel. 210 976 112 ou do mail: [email protected]. Saiba tudo no site da Câmara Municipal do Seixal.

Out Jazz em Lisboa
A 9ª edição do MEO OUT JAZZ toma conta da capital. Uma verdadeira odisseia musical que durante cinco meses, até setembro, ocupa jardins, praças, miradouros, alamedas e ruas da cidade. Os acordes ressoam este ano aos fins de semana. Aos sábados, num género mais intimista, a partir das 17h00 em espaços tão distintos como o Jardim Japonês, em Belém, o Cais das Colunas, o Jardim da Graça, a Quinta das Conchas, o Jardim das Amoreiras, o Miradouro de São Pedro de Alcântara ou as escadarias da Bica. Aos domingos, também pelas 17h00, bandas e DJs animam as tardes lisboetas até ao pôr-do-sol com um ambiente festivaleiro descontraído e relaxado (em agosto, o Out Jazz estaciona no Jardim da Estrela). O último dia de cada mês está reservado à renovada Praça do Martim Moniz, que em três anos se consagrou um dos pontos de encontro de excelência da capital, e que concretiza o conceito do evento: a fusão de géneros, sonoridades, espaços e pessoas. Saiba tudo na página de Facebook do MEO Out Jazz.

Livros na praia
A Chiado Editora vai instalou bibliotecas em quatro praias portuguesas – Carcavelos (Casa da Praia), Tamariz, praia urbana do Torel e Ribeira Grande (Açores) – disponibilizando, gratuitamente, 300 títulos dos mais variados géneros. Da literatura infantil ao romance histórico, passando pela poesia e a ficção, estão disponíveis livros, de consulta gratuita, para todas as preferências e idades. A Chiado Editora é especializada na edição de autores portugueses e brasileiros contemporâneos. Em 2014 publicou 100 novos títulos por mês, 30 deles no Brasil, e a sua vocação lusófona tem-na levado ao cruzamento dos mercados de língua portuguesa e também à publicação de autores angolanos em Portugal e no Brasil.

Rouxinol Faduncho em Arganil
Em Arganil, este sábado à noite está a cargo do humor de Marco Horácio. O personagem Rouxinol Faduncho sobe ao palco da Praça Simões Dias, às 21h30. O Rouxinol Faduncho é um personagem criado pelo humorista, inspirado no típico fadista dos bairros lisboetas. Assume-se como um antídoto para a tristeza, uma espécie de “um genérico de paracetamol para a crise”.

Espetáculos de verão na baixa em Setúbal
O programa municipal “Verão na Baixa” volta a animar, no sábado à noite, o centro histórico e comercial de Setúbal com espetáculos culturais no Largo da Ribeira Velha e na Praça de Bocage. A noite do “Verão na Baixa” deste sábado, dia 8, reserva às 22h00, na Praça de Bocage, uma exibição de bachata, uma dança com origem na República Dominicana na década de 60, dinamizada no âmbito do Dançar ao Luar. No âmbito do “Verão na Baixa”, decorrem até 19 de setembro, todos os sábados, diferentes animações culturais e de lazer, gratuitas ao público, nos largos da baixa de Setúbal.

70 anos da TAP em exposição no MUDE
O MUDE – Museu do Design e da Moda é o anfitrião da exposição comemorativa dos 70 anos da TAP, onde estará em destaque a imagem da companhia aérea nacional de 1945 até à atualidade, numa história que se confunde com a própria história do país. Aqui figuram diversos suportes de comunicação, uniformes, campanhas publicitárias, interiores de aviões, loiças e cutelarias de bordo. Incluem-se ainda propostas de design que não foram concretizadas, exemplares inéditos de esboços, maquetas e artes finais. As peças em exposição traduzem o contributo do design para a consciencialização coletiva da TAP como símbolo nacional e para a identificação dos portugueses com a companhia de bandeira, além de revelar o modo como a TAP sempre contribuiu para a disseminação da imagem de um povo e de um país, neste percurso de já 70 anos. A exposição estará patente no MUDE até dia 1 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.

DJ’s na Casa Independente
A Casa Independente acolhe, este sábado, às 23h00, a atuação dos DJ’s Nídia Minaj e Puto Anderson. Dançar será obrigatório.

PROVART – Festival de Cerveja Artesanal
Os apreciadores de cerveja artesanal não vão querer perder o PROVART – Festival de Cerveja Artesanal, que decorre até domingo, na Sertã, em Castelo Branco. O evento vai contar com 60 marcas diferentes produzidas em Portugal, mas também vai promover workshops da bebida, concursos cervejeiros e provas comentadas.

“Deixem o Pimba em Paz” em Espinho
Bruno Nogueira e Manuela Azevedo têm um novo “Deixem o Pimba em Paz”, agora com a Orquestra Metropolitana por trás, que vale a pena ver ao vivo. Depois da estreia no Teatro S. Luiz, o espetáculo chega este sábado à Alameda 8, em Espinho, às 22h00.

Mercado à Moda Antiga no Dolce Vita Ovar
O Dolce Vita Ovar recebe mais um Mercado à Moda Antiga, no dia 9 de agosto, das 9h00 às 21h00. A mostra disponibiliza diversos produtos portugueses do século XIX, com especial foco nos produtos alimentares de produtores ovarenses. O mercado à Moda Antiga oferece a possibilidade de conhecerem produtos deliciosos de outra era. Este evento acontece uma vez por mês e até ao final do ano, numa parceria do Dolce Vita Ovar com a Casa do Povo e o Museu Etnográfico de Válega.

Hora do Conto Bertrand no Dolce Vita Coimbra
O Dolce Vita Coimbra apresenta a Hora do Conto Bertrand, uma iniciativa que tem lugar no Centro Comercial, todos os sábados, pelas 16h, junto à Livraria Bertrand, no piso 2 do Centro Comercial. Dar asas à imaginação das crianças e a despertá-las para o prazer de ler, através da leitura de variados contos e divertidas histórias infantis é objetivo da iniciativa. Destaque para o lúdico e divertido livro “Como tomar conta de uma avó”, este sábado.

Festival Caixa a Sul
Para este sábado, às 22h00, está agendado o concerto da a Orquestra Clássica do Sul acompanhada por Vitorino e pelos Cantadores do Redondo, num espetáculo intitulado “Clássico EnCante”, que terá lugar no Redondo, em Évora.