Lifestyle

Sugestões: Fim de semana com entrada livre

Muita música ao ar livre, aulas de dança, cinema, teatro… são algumas das atividades que pode usufruir este fim de semana sem pagar nada.

Festas do Mar em Cascais
Muita música portuguesa, fogo de artifício e a mítica procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes são momentos altos das Festas do Mar que levam milhares à Baía de Cascais. Até 30 de agosto sobem ao palco nomes como Pedro Abrunhosa, Polo Norte, Ana Moura, Paulo Gonzo, Resistência, HMB, The Gift e os Trovante que, após 24 anos de separação, reencontram-se propositadamente para as Festas do Mar. Os Trovante sobem ao palco a 23 de agosto. Todos os concertos têm início às 20h30. Dia 30 de agosto decorre a tradicional Procissão em honra de Nossa Sra. dos Navegantes, pelas 15h00 e mais tarde é possível assistir a um espetáculo de fogo de artifício. Consulte o programa aqui.

Lisboa na Rua 
Concertos em coretos e praças, exposições e sessões de cinema ao ar livre animam espaços públicos de Lisboa até dia 20 de Setembro em mais uma edição do evento Lisboa na Rua | Com’ Out Lisbon. Jazz, música clássica, fado, videoarte, cinema, teatro, exposições e jogos tradicionais, ao ar livre e aberto a todos, para desfrutar ao máximo dos fins-de-tarde e noites de verão em Lisboa. As diversas iniciativas prolongam-se por todo o mês, entre quinta-feira e domingo, ao final do dia, seguindo muitas vezes pela noite dentro. Sempre com entrada gratuita. O programa completo pode ser consultado no site do Lisboa na Rua (http://www.lisboanarua.com/).

Estação de São Bento em Festa
Há animação gratuita na Estação de São Bento, no Porto. A festa ao ar livre Sunny Side of Street, sábado, entre as 22h00 e as 2h00 com o Largo da Estação a viver uma aula prática de dança swing integram a programação. Também no domingo, 23 de agosto, entre as 18h30 e as 20h30, a Swing Station promove uma demonstração e aula prática de swing. São três dias de animação gratuita que integram o programa “olá de novo”, promovido pela Infraestruturas de Portugal para dinamizar as estações ferroviárias e torná-las pontos de encontro, abertos às diferentes manifestações artísticas, à cultura e à comunidade.

Astrofesta em Castro Verde
A maior e mais antiga festa de divulgação de Astronomia em Portugal acontece até o dia 31 de agosto de 2015, pela primeira vez em Castro Verde. Curso de introdução à astronomia, observações do céu, agricultura e os astros, a Astronomia nas Lucernas Romanas, diversas palestras e a visita surpresa de Galileu Galilei fazem parte de uma programação rica em eventos que se prolonga por todo o fim de semana. Conheça o programa da Astrofesta em detalhe no site do CEAVG – Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho onde decorrem grande parte das atividades. A participação na Astrofesta 2015 é livre e não requer inscrição, bastando aparecer no local e juntar-se à festa.

Yoga, taoísmo e dança em Lisboa
Na capital há diversas actividades para usufruir ao ar livre e gratuitamente em Lisboa: Sábado, 22 de agosto, das 11h00 às 12h00 há Yoga na Praça CCB; No Jardim da Estrela, todos os sábados de manhã, decorrem sessões de Práticas Internas Taoístas no Jardim da Estrela, com exercícios e meditação, entre as 11h00 e as 13h00 e no Mercado de Fusão, na Praça do Martim Moniz conte com uma Aula Aberta de Solo Blues entre as 18h00 e as 18h45 e de Dança Social das 18h45 às 20h30. Tudo com entrada livre.

Banho Santo na praia da Manta Rota
As tradicionais festas de verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, acompanhadas de um programa que inclui concertos, bailes, dança e fogo-de-artifício. O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota. O tradicional banho de mar assinala a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Já esta sexta-feira, 21, há concertos e bailes, a partir das 21h00. No sábado, 29, a programação começa com o Banho Santo. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre e, mais tarde, às 21h00, tem início o baile, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício. Todos os espetáculos decorrem no largo em frente ao Centro de Artes e Ofícios e são de entrada livre.

Cortejo do Trajo de Papel na Foz
Na Foz do Douro há um evento único a nível nacional e até europeu, onde se trabalha o papel de modo único. O Cortejo do Trajo de Papel na Foz do Douro, que se realiza dia 23 de agosto às 10h00, é a montre desse trabalho e apresenta este ano, mais de 500 figurantes vestidos única e exclusivamente em papel, adereços incluídos. Os trajos foram elaborados por dezenas de voluntários das coletividades/associações de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. O Cortejo do Trajo de Papel termina no banho ritual e redentor na praia do Ourigo, onde todas as vestes se rasgam e destroem em jeito de oferenda ao São Bartolomeu. Paralelamente decorre até 30 de agosto a Feira de São Bartolomeu, uma mostra de artesanato e de propostas gastronómicas variadas, com um programa de animação. Há mais de 50 stands de artesãos, gastronomia e comida de rua. A feira está de portas abertas entre as 11h00 e as 23h00.

Porta-Jazz ao Relento
O Porta-Jazz ao Relento está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal. Na noite de sábado atua The Rite of Trio, num concerto que se repete aos sábados, sempre com artistas diferentes.

Porto Somersby Sunday Sessions
Também no Porto, mais especificamente nos Jardins do Palácio de Cristal, mas no domingo à tarde, é tempo de ouvir Memory Lane ao vivo e João Vieira DJ set. Os concertos têm início às 16h00 e a entrada é livre.

Percursos na Estufa Fria de Lisboa
Até dia 25 de outubro, a Estufa Fria de Lisboa tem entrada gratuita aos domingos e feriados entre as 10h00 e as 14h00. Aproveite para conhecer ou revisitar este inspirador espaço verde e descobrir o universo encantado criado por António Vasconcelos Lapa e Bárbara Assis Pacheco em diálogo com a obra de Bordalo Pinheiro na exposição “Percursos”. Mais informações no site da Estufa Fria.

Cinema Fora do Sítio
“Cinema Fora do Sítio” é um ciclo de cinema inserido no programa municipal o “Verão é no Porto”. Este sábado, às 21h30, é exibido o filme “Uma Turma Difícil”, na Praça da Estação de Metro da Trindade.

Mercado Porto Belo
A Praça Carlos Alberto, no Porto, recebe este sábado, entre as 11h00 e as 19h00, o Mercado Porto belo, onde pode encontrar de vinil e CDs, roupa vintage, antiguidades, produtos biológicos, livros e revistas, entre outras ofertas.

Out Jazz em Lisboa
A 9ª edição do MEO OUT JAZZ toma conta da capital. Uma verdadeira odisseia musical que durante cinco meses, até setembro, ocupa jardins, praças, miradouros, alamedas e ruas da cidade. Aos sábados, num género mais intimista, a partir das 17h00 em espaços tão distintos como o Jardim Japonês, em Belém, o Cais das Colunas, o Jardim da Graça, a Quinta das Conchas, o Jardim das Amoreiras, o Miradouro de São Pedro de Alcântara ou as escadarias da Bica. Aos domingos, também pelas 17h00, bandas e DJs animam as tardes lisboetas até ao pôr-do-sol com um ambiente festivaleiro descontraído e relaxado (em agosto, o Out Jazz estaciona no Jardim da Estrela). O último dia de cada mês está reservado à renovada Praça do Martim Moniz, que em três anos se consagrou um dos pontos de encontro de excelência da capital, e que concretiza o conceito do evento: a fusão de géneros, sonoridades, espaços e pessoas. Saiba tudo na página de Facebook do MEO Out Jazz.

Douro Green Fest
O festival realiza-se Parque de Mourilhe, em São Cristóvão de Nogueira, com o concerto dos Mundo Secreto este sábado.

Urban Sketchers
No sábado, em Montemor-o-Velho, irá decorrer o segundo encontro de Urban Sketchers. O programa do evento, que decorre no âmbito do Festival de Artes do Papel, no Claustro do Convento dos Anjos, inclui visitas a vários monumentos e o registo gráfico do passeio.