Lifestyle

Sugestões: Fim de semana com entrada livre

O outono chegou, mas com temperaturas de verão. Por isso, pode usufruir de um fim de semana ao ar livre, na companhia da família ou amigos. A Move Notícias deixa-lhe algumas sugestões para ter dias “em cheio”, sem pagar nada.

Visite Museus e Monumentos
Domingo é dia de entrada livre em todos os monumentos e museus portugueses, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Industrial e Técnico. As atividades começam esta sexta-feira, dia 25 e prolongam-se até domingo. O programa completo das atividades pode ser consultado através no site da Direção Geral do Património Cultural.

Festa do Outono em Serralves
Para celebrar o início da nova estação, a 7ª Edição da Festa do Outono reúne em Serralves um conjunto de atividades diversificadas e criativas, para todas as idades, que reavivam antigas tradições e costumes do outono. A festa pretende provocar a reflexão sobre o que se pode fazer para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.Nesta iniciativa são dadas a conhecer, por exemplo, artes e ofícios tradicionais, debatidos os conceitos de pico de petróleo e transição, ganham relevo a produção de alimentos em modo biológico, as dietas alimentares alternativas, o consumo responsável, a geração de energia alternativa local e a gestão cuidada dos recursos essenciais à vida, como a água. O programa faz-se de oficinas educativas, música, dança e ciência, num dia especial para viver em família entre as 10h00 e as 19h00.

Meo Out Jazz em Lisboa
A 9ª edição do MEO Out Jazz chega ao fim com duas tardes musicais na Praça do Martim Moniz e no Jardim da Tapada das Necessidades. Este sábado, 26 de setembro, a Praça do Martim Moniz será o penúltimo palco da festa musical pela cidade das sete colinas. A partir das 17h00, com Intop seguido de White Selecta, para uma tarde em comunidade com harmonias de fusão que nos levam às origens e transpiram de raízes. No domingo, 27, a derradeira despedida será feita com Da Chick e o Dj Mário Valente, numa última tarde de dança ao ar livre pelo Jardim da Tapada das Necessidades.

Noites ritual no Palácio de Cristal no Porto
A recuperar uma antiga tradição, as Noites Ritual fecham com chave de outro a temporada de festivais de música de verão em Portugal, com dois dias de concertos gratuitos nos Jardins do Palácio de Cristal. Esta sexta-feira, dia 25, o público poderá assistir às atuações de dois jovens artistas portuenses: Capicua e PZ. No dia seguinte, sábado 26, sobem ao palco os diabo na Cruz, seguidos de Rita Redshoes.

Semana do Mar em Tróia
A Marina de Tróia, integrada no TROIA RESORT, vai receber, nos dias 26 e 27 de Setembro, a IX Regata do Sado destinada a embarcações de cruzeiro. A IX Regata do Sado reúne diversos veleiros num ambiente familiar, informal e descontraído, numa atmosfera de competição amigável, eintegrada nas comemorações da Semana do Mar em Setúbal. Esta é uma das muitas atividades a que pode assistir num fim-de-semana em que o mar e as suas histórias são as personagens principais: Batismos de mar, exposições temáticas, passeios no navio Creoula ou Caravela Vera Cruz e, ainda, a possibilidade de observar Veleiros ao Luar são algumas possibilidades. Consulte o programa aqui.

Dia Europeu das Línguas
Um vasto programa cultural com mini-aulas, petiscos, filmes, danças, música e oficinas irá assinalar, na tarde de sábado, dia 26, o Dia Europeu das Línguas. A efeméride é assinalada entre as 14h00 e as 19h30 com um vasto programa cultural, com entrada gratuita para toda a família, que convida os visitantes a uma viagem por oito línguas europeias: alemão, espanhol, finlandês, francês, grego, italiano, português e romeno. O palco deste festival de línguas é o jardim e as instalações do Palácio da Juventude da Galiza, na Rua Júlio Andrade, 3, junto ao Jardim do Torel.

Desporto em família na Maia
Este sábado, a partir das 9h30, o Acro Clube da Maia abre as suas portas e convida as famílias a participarem em atividades para todas as idades. No chamado “ArtGym Day Solidário” há, durante todo o dia, atividades específicas para crianças, como Ginástica, Ballet, Krav Maga, Parkour, Zumba kids, Circus Arts, entre outras, e ainda outras direcionadas para pais e outros familiares, como Cross Training, Yoga, Danças de Salão, Danças Latino-Africanas, AeroCombat, etc. Porque o objetivo da iniciativa é juntar desporto e solidariedade em família, o Acro Clube da Maia pede a contribuição de um produto alimentar de longa duração (massa, arroz, leite, óleo, etc.), bens que serão entregues à APPACDM da Maia.

Narração Oral em Almada
Este fim de semana, na Margem Sul, em Almada, há contadores de histórias a deambular por cafés, mercados e bibliotecas. O evento Rio de Contos – Encontro de Narração Oral de Almada – anima ruas, cafés e mercados no Monte de Caparica e a Trafaria, nos dias 26 (entre as 11h00 e as 22h00) e 27 de setembro (entre as 11h00 e as 19h00), com o objetivo de divulgar e valorizar a narração oral, de promover o livro e a leitura junto da comunidade local. Mais informações na Câmara Municipal de Almada.

Feira do Livro do Funchal
Francisco Moita Flores, Inês Pedrosa e Afonso Cabral são alguns dos escritores presentes na edição deste ano da Feira do Livro do Funchal, a partir deste fim de semana e até dia 4 de outubro. Escritores consagrados e nomes emergentes do panorama literário português marcam presença no certame que este ano conta com 24 stands, e arranca às 18h00 desta sexta-feira, dia 25. A animação é garantida por diversos espetáculos musicais no palco principal localizado no centro da feira, sessões cinema no Teatro Municipal Baltazar Dias e animações teatrais de rua.

Rua aberta em Sintra
No sábado decorre em Sintra a 5.ª edição do “Open Day Street”, na Rua Dr. Alfredo Costa uma das principais artérias da vila. Neste dia os visitantes podem, até à meia-noite, percorrer os diversos espaços onde encontram música, exposições, Dj’s, promoções, ofertas, menus especiais, balcões exteriores, e degustação de produtos, entre outras animações.