Lifestyle

Sugestão: As borlas do fim de semana

Música, ioga, mercados, cinema ao ar livre… Há de tudo um pouco a acontecer de Norte a Sul do país e a boa notícia é que é tudo de borla.

Vejas as nossas sugestões:

Aura Festival em Sintra
Sob o tema “Paisagens de Luz”, o Aura Festival é um evento noturno que oferece, em Sintra, instalações-luz, vídeo mapping, percursos-memória, performances e vídeo arte. No ano em que se comemora os 20 anos de Sintra Património Mundial, este evento oferece aos visitantes e moradores, diferentes leituras da paisagem de Sintra e está integrado nas comemorações do Ano Internacional da Luz promovidas pela UNESCO em 2015. Os trabalhos dos 20 artistas, que podem ser vistos das 20h30 às 00h30, nas de sábado e domingo, ao longo de um percurso entre o MU.SA- Museu das Artes de Sintra, passando pela Avenida Heliodoro Salgado, Biblioteca Municipal de Sintra, Jardim da Correnteza, Rua Dr. Alfredo Costa, Paços do Concelho, Vale do Rio do Porto, Museu de História Natural e termina no Largo Rainha Dona Amélia (Palácio Nacional de Sintra).

Festas do Mar em Cascais
Muita música portuguesa, fogo-de-artifício e a mítica procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes são momentos altos das Festas do Mar que levam milhares à Baía de Cascais. Até domingo, 30 de agosto, ainda sobem ao palco sobem ao palco nomes como HMB & Convidados, The Gift e Sinfónica de Cascais . Todos os concertos têm início às 20h30. Dia 30 de agosto decorre a tradicional Procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, pelas 15h00 e mais tarde é possível assistir a um espetáculo de fogo-de-artifício. Conheça o programa completo aqui.

Summer Days em Matosinhos
Até domingo, dia 30, decorre a 5ª edição de Summer Days, que transforma a Marginal de Matosinhos num ginásio ao ar livre, disponibilizando gratuitamente um conjunto de atividades aquáticas e modalidades praticadas nos diversos equipamentos desportivos geridos pela Matosinhos Sport. Hidrobike, natação, aquarelaxing e aquazumba são algumas das modalidades que poderá experimentar numa piscina de água doce instalada na Marginal. Já os mais novos podem contar com diversos insufláveis gigantes e atividades como natação, polo aquático, hip hop kids e zumba kids. Paralelamente, decorrem ainda diversas atividades fitness, como zumba, pilates, ritmos latinos, step, entre muitas outras.

Lisboa na Rua
Concertos em coretos e praças, exposições e sessões de cinema ao ar livre animam espaços públicos de Lisboa até dia 20 de setembro. O programa completo pode ser consultado no site do Lisboa na Rua.

A-gosto no CCB
Concertos e ioga são duas áreas de intervenção da iniciativa CCB a-gosto. Desta forma, no Jardim das Oliveiras, atuam, entre outros, o DJ Joaquim Quadros, e no domingo, a DJ Mary B. As atuações realizam-se a partir das 17h00. Na Praça do CCB tem lugar a aula de ioga, sábado, dia 29, a partir das 11h00.

Verão na Baixa de Setúbal
O “Verão na Baixa” decorre até 19 de setembro, levando, sempre aos sábados à noite, animação, de participação gratuita, às ruas do centro histórico e comercial de Setúbal. Para o dia 29, sábado, estão previstos espetáculos da Festa do Teatro, evento do Teatro Estúdio Fontenova atualmente a decorrer na cidade. O Largo da Ribeira Velha acolhe, às 22h00, “Metamorfose Ambulante”, comédia de rua protagonizada pela companhia Circus VagaBunt, seguindo-se, pelas 23h30, um concerto com Kalafate. Em paralelo, também no dia 29, mas na Praça Bocage, a partir das 22h00, pode-se “Dançar ao Luar” ao som dos ritmos africanos de Djembel Dance.

Banho Santo na praia da Manta Rota
As tradicionais festas de verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 21 e 30 de agosto, acompanhadas de um programa que inclui concertos, bailes, dança e fogo-de-artifício. O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso “Banho Santo”, em pleno areal da Manta Rota. O tradicional banho de mar assinala a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado. Ainda no sábado, às 18h30, há procissão e missa ao ar livre e, mais tarde, às 21h00, tem início o baile, seguindo-se um espetáculo de fogo-de-artifício. Todos os espetáculos decorrem no largo em frente ao Centro de Artes e Ofícios.

Porta-Jazz ao Relento
Os Jardins do Palácio de Cristal vão ser o palco na noite de sábado, dia 29, às 22h00, do concerto de Bruno Macedo Quartet. Esta iniciativa repete-se, todos os sábados, com diferentes artistas. A iniciativa vai prolongar-se até 20 de setembro.

Cinema Fora do Sítio no Porto
“Cinema Fora do Sítio” é um ciclo de cinema inserido no programa municipal o “Verão é no Porto”. Neste último fim de semana de iniciativa vai poder assistir, no sábado, dia 29, na Alameda das Fontainhas, a “Une heure de tranquillité (Do not disturb)”.

Out Jazz em Lisboa
A 9ª edição do MEO OUT JAZZ toma conta da capital. Uma verdadeira odisseia musical que durante cinco meses, até setembro, ocupa jardins, praças, miradouros, alamedas e ruas da cidade. Aos sábados, num género mais intimista, a partir das 17h00 em espaços tão distintos como o Jardim Japonês, em Belém, o Cais das Colunas, o Jardim da Graça, a Quinta das Conchas, o Jardim das Amoreiras, o Miradouro de São Pedro de Alcântara ou as escadarias da Bica. Aos domingos, também pelas 17h00, bandas e DJs animam as tardes lisboetas até ao pôr-do-sol com um ambiente festivaleiro descontraído e relaxado (em agosto, o Out Jazz estaciona no Jardim da Estrela). Saiba mais aqui.

Cordoaria Sunset Party no Porto
Este fim de semana começa a iniciativa Cordoaria Sunset Party, que se vai realizar todos os fins de semana até 12 de setembro, no Jardim de João Chagas. A festa começa ao final da tarde, às 18h00 e estende-se até à meia-noite. Saiba mais aqui.

Mercado Porto Belo no Porto
No sábado, dia 29, das 11h00 às 19h00, a Praça Carlos Alberto acolhe o evento que reúne discos de vinil e CDs, roupa vintage, antiguidades, produtos biológicos, livros e revistas, entre outras ofertas.