Atualidade

Catalunha: Independentistas ganham, mas sem reunir maioria dos votos

As eleições na Catalunha, convertidas num referendo “de facto” sobre a soberania da região, terminaram com os independentistas a obterem uma maioria absoluta em deputados, mas não conseguiram reunir mais de metade dos votos populares, como era o objetivo.

A principal plataforma pelo sim à independência, a Junts pel Si (Juntos pelo Sim, do presidente Artur Mas) conseguiu 62 deputados, a seis de conseguir sozinha a maioria absoluta. No entanto, o outro partido que defende uma declaração de independência, a CUP (Candidatura de Unidade Popular, de extrema esquerda) obteve 10 deputados.

Juntas, as duas listas defensoras do Estado próprio catalão passam a somar 72 representantes no parlamento catalão, ainda assim menos dois do que nas eleições de 2012. Por outro lado, ficaram aquém da maioria absoluta em termos de votos: no total, 47,8%.

Os dois juntos poderiam aprovar uma declaração de independência no novo parlamento catalão. No entanto, ambos os partidos separatistas disseram que vão declarar a independência unilateralmente em 18 meses. O governo central de Madrid afirma que vai bloquear na Justiça a separação, alegando que vai contra a Constituição espanhola.

Desde 2012, Artur Mas tem exigido repetidamente a realização de um referendo de autodeterminação, semelhantes aos que aconteceram em Quebec ou na Escócia, o que Madrid rejeita categoricamente.

No setor contrário à independência, destaca-se o resultado de Ciudadanos, que subiu de 9 para 25 deputados, convertendo-se no principal partido da oposição. Segue-se o Partido Socialista Catalão com 16 representantes, a coligação Catalunya Sí que es Pot (que integra o Podemos), que passa a contar com 11 deputados, enquanto o Partido Popular desce para 11.