Atualidade

Políticos espanhóis acabam relação em noite de eleições

Em Espanha, nem só de política se fala em noite de eleições. Ontem, os andaluzos foram a votos, mas a notícia que está a dominar a imprensa é o fim da relação entre Pablo Iglesias (líder do Podemos) e Tania Sánchez (Esquerda Unida).

O casal anunciou a rutura através de um comunicado conjunto, que foi partilhado no Facebook. “Já não somos um casal; gostamos muito um do outro, admiramo-nos, respeitamo-nos, somos companheiros e compartilhamos as mesmas aspirações no âmbito político, pelo que continuaremos a trabalhar juntos. Simplesmente já não somos um casal”, pode ler-se na mensagem.

Em Espanha comenta-se o timing do anúncio, que dividiu a atenção mediática das eleições ganhas pelo PSOE, onde o partido de Iglesias também conseguiu conquistar lugares no parlamento. Isto, apesar do comunicado referir que o casal procura “evitar rumores e debates mal intencionados”.

Não é apenas a relação amorosa que termina, mas também a aliança política entre a Esquerda Unida e o Podemos, que concorreu sozinho na Andaluzia. Entretanto o Podemos convidou a nova plataforma de Sánchez a participar nas primárias do partido, mas Tania recusou.

Pablo e Tania estavam juntos há três anos.