Atualidade

PP vence eleições em Espanha

O Partido Popular (PP) ganhou as eleições espanholas, que se realizaram no domingo, com 123 deputados e 28,7% dos votos, seguido do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com 90 deputados e 22%.

O Podemos alcançou 69 lugares, com cerca de 20,6%, seguindo-se o Ciudadanos, com 40 deputados e 13,9%. Seguem-se a Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), com nove eleitos e 2,3% dos votos nacionais, a Democràcia y Llibertat (oito deputados e 2,2%), o Partido Nacionalista Basco (seis deputados e 1,2%).

Sem conseguirem formar um grupo parlamentar no Congresso ficaram a Esquerda Unida (dois deputados e 3,6%), o partido basco EH (2 lugares e 0,8%) e a Coligação Canária (um deputado e 0,3%).

Mariano Rajoy venceu, mas não conseguiu a maioria absoluta. Por isso, muitos espanhóis temem que não se consiga formar um Governo estável.

“Vou tentar formar Governo e penso que Espanha precisa de um Governo estável”, com “o objetivo único de defender os interesses de todos os espanhóis”, disse Rajoy. O presidente do PP salientou que o seu partido “voltou a ganhar as eleições”, com “mais de 30 assentos de diferença para a segunda força”, o PSOE de Pedro Sánchez. “E quem ganha as eleições deve tentar formar governo”, sublinhou.

Para o chefe do executivo espanhol, “Espanha precisa de estabilidade, segurança certezas e confiança”, realçou Mariano Rajoy, acrescentando que “a partir deste momento será necessário falar muito, dialogar mais, chegar a entendimentos e acordos”.

Assim, os próximos dias serão decisivos para o futuro de Espanha.