Cultura

“O inquieto” de “As mil e uma noites” estreia na quinta-feira

“O inquieto”, a primeira parte do filme “As mil e uma noites”, de Miguel Gomes, inspirado em histórias verídicas ocorridas num tempo de austeridade, estreia-se na próxima quinta-feira, em cerca de vinte salas de cinema.

“As mil e uma noites”, um filme dividido em três partes, chega aos cinemas portugueses com muitos elogios da crítica internacional e com alguns prémios conquistados em festivais ao longo dos últimos meses. Em setembro, será exibido no Festival de Cinema de Nova Iorque.

Os três filmes inspiram-se na estrutura do livro de contos “As mil e uma noites”, mas Xerazade é narradora de ficções baseadas em testemunhos verídicos que retratam a sociedade portuguesa no meio da crise social e económica, em 2013 e 2014.

Em “O inquieto”, Miguel Gomes incluiu, por exemplo, depoimentos dos trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo, em luta pela manutenção da empresa, recuperou a história de uma desavença entre vizinhas, por causa de um galo barulhento, e ficcionou as negociações do Governo com a troika.

“As mil e uma noites” integra ainda os filmes “O Desolado”, que se estreia a 24 de setembro, e “O Encantado”, com estreia a 01 de outubro, totalizando seis horas, com atores profissionais e amadores.

A atriz Crista Alfaiate interpreta o papel de Xerazade. Entre os atores profissionais do elenco estão Luísa Cruz, Teresa Madruga, Adriano Luz, Carloto Cotta, Gonçalo Waddington, Joana de Verona e Rogério Samora.