Atualidade

Xutos e Pontapés levam milhares à EXPOFACIC

‘Concerto molhado é concerto abençoado!’ Nem os chuviscos que se fizeram sentir na terceira noite da EXPOFACIC afastaram os milhares de fãs que foram propositadamente para assistir ao concerto dos “Senhores Comendadores”.

Presença assídua há mais de 15 anos na feira de Cantanhede, os Xutos & Pontapés arrastaram consigo uma legião de fãs, garantindo a primeira enchente desta 26ª edição da EXPOFACIC.

Ainda o sol ia alto quando se começaram a ver as T-shirts pretas com o X e os lenços encarnados tão característicos da banda, um pouco por todo o recinto.

Foi uma noite memorável que teve início ao som do tema “Enquanto a noite cai” e logo de seguida Tim saudou os presentes com o habitual “Boa noite pessoal. Aqui Xutos & Pontapés”. Não foi preciso esperar muito para se ouvir “Salve-se quem puder”, o primeiro dos quatro temas de Puro, o último álbum da banda. “Tu também”, o rock puro e duro, tal como o som dos primeiros anos da década de 90; “Ligações diretas”, uma canção de combate, inspirada no caso do corte de energia elétrica no Bairro do Lagarteiro e “De madrugada (tu e eu)” onde se destaca o solo de saxofone do Gui; foram os outros três temas deste álbum que fizeram parte do alinhamento da noite.

A banda brindou os presentes com um concerto vibrante, onde não faltaram os sempre aguardados “Contentores”, “Circo de feras”, “Homem do leme”, “Dia de S. Receber”, “Se me amas” e “À minha maneira”. O entusiasmo do público não esmoreceu e Já na reta final os Xutos voltaram a palco para um encore. “Não sou o único”, ”Ai se ele cai”, “Chuva dissolvente” e o derradeiro “A minha casinha”, como é habitual, deu por findo este concerto.

Durante o espetáculo, Zé Pedro não se esqueceu de agradecer à EXPOFACIC pelo convite que se renova a cada edição, ao público pela “noite fantástica que nos deram” e pediu um aplauso para a equipa técnica que fez um trabalho irrepreensível.

Os Xutos & Pontapés já contam com 38 anos de carreira e para onde vão levam consigo milhares de fans. É recorrente encontrarmos pais, filhos e netos, três gerações juntas a vibrarem com a mesma intensidade, tanto com os temas mais recentes como com os mais antigos. O concerto em Cantanhede não fugiu à regra.

Depois da atuação da banda Zé Pedro, Tim, Kalú, Gui e João Cabeleira, o palco 1 encerrou com o DJ Ride.

Texto: Teresa Arsénio
Créditos Fotográficos: M.Crespo