Cultura

Semana Acesso à Cultura abre portas a museus

A Semana Acesso Cultura 2015 vai decorrer de 15 a 21 de junho, abrindo ao público museus e arquivos do país, debates e a entrega do prémio de boas práticas, na área da acessibilidade cultural.

Segundo a Acesso Cultura, Associação Cultural, criada em 2013, a iniciativa vai assinalar o segundo aniversário de atividade desta entidade, em parceria com organizações culturais, para refletir sobre acessibilidade.

Este ano o programa inclui a semana Portas Abertas, a partir de segunda-feira, o Prémio Acesso Cultura 2015, que será anunciado a 17 de junho, e um debate sobre projetos participativos, a 18 de junho.

A associação lança, ainda, o desafio da exploração da luz para assinalar o Ano Internacional da Luz, sugerindo aos parceiros do programa a organização de visitas nas reservas ou exposições de museus, nos laboratórios de conservação de arquivos e bibliotecas, e nas salas de espetáculo. O objetivo é que o público interessado possa aprender com especialistas sobre o efeito – nocivo ou potenciador – da luz.

Entre outras entidades, aderem à iniciativa, o Palácio de São Lourenço, no Funchal, o Arquivo Distrital do Porto e o Centro Português de Fotografia, no Porto, a Citânia de Santa Luzia, em Viana do Castelo, e o Santuário de Panóias, em Vila Real.

Em Lisboa poderão ser visitados a Companhia Nacional de Bailado, no Teatro Camões, a Culturgest, o Museu Coleção Berardo, o Museu do Dinheiro – Banco de Portugal, o Museu da Eletricidade e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência.