Atualidade

José Fidalgo é o novo embaixador da ONU pela Igualdade de Género

O ator aceitou um papel, bem diferente daquele a que estamos habituados a ver na televisão. José Fidalgo é o novo embaixador pelas causas da Igualdade de Género das Nações Unidas, juntando-se assim à associação criada pela atriz e ativista britânica Emma Watson.

‘HeForShe’ [Ele por Ela] é o nome da organização criada pela atriz em 2014, que tem desenvolvido trabalho na área da igualdade de género e sob égide da UN Women. A iniciativa tem já uma filial a trabalhar em Portugal e acabou de escolher Fidalgo para dar a cara por ela.

“Serás quem quiseres, como quiseres, e que ninguém te diga o contrário”. Esta é a frase escolhida por José Fidalgo na hora de integrar este projeto.

José Fidalgo embaixador igualdade de género HeForShe

O ‘Manel’ da novela da SIC ‘Amor Maior’ junta-se assim à representante feminina portuguesa, que ‘exerce funções’ desde dezembro. Trata-se de Carolina Pereira, de 23 anos, responsável – aliás – pelo convite feito a José Fidalgo.

No próximo dia 11 a organização fará uma apresentação pública dos seus objetivos, a partir da Casa das Histórias Paula Rego, em Sintra.

O movimento ‘HeForShe’ tem como lema mudar a tradicional narrativa sobre a igualdade de género para uma narrativa mais inclusiva e pretende apelar à consciencialização de rapazes e homens para a promoção da paridade de género, tratando a temática como uma questão de direitos humanos.

Cada país conta com uma equipa local, composta por pessoas que não estão diretamente ligadas às Nações Unidas, mas que abraçam o desafio de promover ações anuais nos seus países a partir de diretrizes daquela organização. Portugal já conta com dez pessoas a fazê-lo.