Cultura

“Giselle” pela Companhia Nacional de Bailado regressa ao palco

O clássico “Giselle”, com coreografia de Georges Garcia interpretado pela Companhia Nacional de Bailado (CNB), regressa ao Teatro Camões, em Lisboa, entre 29 de abril, Dia Mundial da Dança, e 10 de maio.

Segundo a CNB, a peça coreográfica – também com recriação e encenação de Georges Garcia, segundo Jean Coralli, Jules Perrot, Marius Petipa e Théophile Gautier – terá interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa, sob a direção do maestro Pedro Carneiro.

No ano passado, a CNB apresentou esta mesma produção, prestando homenagem a duas figuras ligadas à companhia: a bailarina Barbora Hruskova e a mestra de bailado Maria Palmeirim.

A música é de Adolphe Adam e os cenários de Ferruccio Villagrossi, com os figurinos tradicionais cedidos pela Fundação Calouste Gulbenkian, e o desenho de luz de Cristina Piedade.

Este bailado clássico foi concebido no século XIX, numa época pós-revolucionária, respondendo ao gosto pelo fantástico, o irreal e as emoções fortes provocadas por uma narrativa em que as mulheres se transformam em seres alados misteriosos.