Cultura

Companhia Nacional de Bailado apresenta reportório no Porto e Lisboa

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai apresentar no Porto e em Lisboa, entre 29 de janeiro e 20 de fevereiro, um programa de reportório com peças históricas de coreógrafos como George Balanchine e William Forsythe.

Este programa estreia no Rivoli – Teatro Municipal do Porto, a 29 e 30 de janeiro, apresentando-se depois no Teatro Camões, em Lisboa, de 5 a 20 de fevereiro.

“5 Tangos”, do coreógrafo holandês Hans van Manen, “Serenade”, de George Balanchine (1904-1983), “Grosse Fugue”, de Anne Teresa De Keersmaeker, e “Herman Schmerman”, de William Forsythe, são as peças que integram este programa.

Segundo a CNB, o conjunto de peças pretende reunir alguns dos coreógrafos que mais marcaram a História da Dança: “A belíssima e feminina ´Serenade´ de Balanchine que contrasta com a energia masculina de ´Grosse Fuge´ de Anne Teresa De Keersmaeker, a abstração de William Forsythe com um dueto virtuosístico e a inspiração latina de ´5 Tangos´ de Hans van Manen, são uma janela aberta para o que de melhor se produziu no século XX”.

A interpretação musical ficará a cargo do Quarteto de Cordas de Matosinhos e da Camerata Alma Mater.