Cultura

Lisbon Week vai decorrer em abril com exposições e visitas guiadas

Uma exposição da pintora Maria Keil numa estação de metropolitano e uma peça de teatro no Hospital Júlio de Matos fazem parte da programação anunciada do projeto cultural e turístico Lisbon Week, que decorre em abril em Alvalade.

A Lisbon Week, cujas primeiras duas edições se realizaram no outono de 2012 e de 2013 em vários pontos de Lisboa, regressa este ano, de 10 a 19 de abril, concentrada numa só freguesia: Alvalade.

A ideia deste novo formato, explicou a diretora da agência de comunicação XN Brand Dynamics, Xana Nunes, responsável pelo projeto, durante a apresentação da programação, foi “sair das zonas mais conhecidas e visitadas de Lisboa”.

A programação volta a convidar o público a explorar edifícios de Lisboa, com a realização de visitas guiadas, “duas a três por dia, para 20 a 30 pessoas”, que até agora eram gratuitas, mas passam a ter “um valor simbólico, para garantir a sustentabilidade e excelência do projeto”.

As “visitas culturais” incluem locais como a Biblioteca Nacional de Portugal, o Jardim do Campo Grande, a Torre do Tombo, o Museu da Cidade, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o Complexo dos Coruchéus.

A estação de metropolitano de Alvalade irá acolher a exposição “Encontrar Maria Keil”, que reúne trabalhos de azulejaria da pintora, responsável pelos revestimentos das 11 estações iniciais, inauguradas em dezembro de 1959, com exceção da estação Avenida.

Já a Biblioteca Nacional irá acolher a mostra “Porfírio Pardal Monteiro – Arquiteto de Lisboa”, responsável, entre outros, pelos edifícios do Instituto Superior Técnico, do Instituto Nacional de Estatística, da Gare Marítima de Alcântara e do Hotel Ritz.

Esta exposição, que ficará patente até 1 de junho, tem entrada gratuita durante a semana inaugural.

Na Reitoria da Universidade de Lisboa estarão expostos, durante a Lisbon Week, desenhos do grupo Urban Sketchers, que, a partir de hoje, irá “captar o ambiente, as cores e a vida” de Alvalade.

Além destas, e de outras, exposições, a programação inclui também uma peça de teatro imersivo (mistura atores e plateias em espaços alternativos), “E Morreram Felizes para Sempre”, que irá decorrer num edifício de dois andares do Hospital Júlio de Matos.

Nesta edição, a organização decidiu interagir com outras iniciativas que decorrem na cidade. Assim, este ano o Peixe em Lisboa estará um dia no Mercado de Alvalade, local que acolherá também a Feira da Buzina. Também a mOstra, “plataforma que une a comunidade artística, o mercado e o público, terá a sua segunda edição durante a Lisbon Week.

O Lisbon Week é uma coprodução da Associação Cultural Turística Urbana (ACTU), da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Alvalade.

Para o presidente da junta de Alvalade, esta é uma oportunidade de “mostrar aos outros o que é um fascínio diário”, uma freguesia “moderna e genuína”, que está “subvisitada”.

“É um primeiro mostrar que queremos que perdure no tempo”, afirmou.

Lisbon Week