Cultura

Casa da Música com cinco estreias mundiais até dezembro

O último trimestre de 2014 na Casa da Música, no Porto, vai incluir cinco estreias mundiais, para além do regresso do “À Volta do Barroco” e a despedida do maestro-titular da Sinfónica, Christoph König, anunciou hoje a instituição.

Numa apresentação à imprensa da programação dos últimos três meses do ano, o diretor artístico da Casa da Música, António Jorge Pacheco, sublinhou que vão ter lugar cerca de 60 eventos, incluindo o já anunciado Nos Club, que substituiu o Clubbing, a 11 de outubro, com Rodrigo Amarante, Holy Fuck, Linda Martini e Paus, entre outros, para além de outro evento idêntico a 20 de dezembro com as confirmações de Bombino e Legendary Tiger Man.

As primeiras estreias mundiais do último trimestre vão ter lugar no próximo sábado, quando o Remix Ensemble interpretar a peça “Sinestias” de Ana Seara, a jovem compositora em residência na Casa da Música, seguindo-se “Divided Distance” do compositor chinês Huang Ruo, ambas por encomenda da instituição portuense.

No dia 15 de novembro, a sala Suggia vai receber a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e o Arditti Quartet para um programa que vai incluir a estreia mundial de “Mar de Sophia” de Ana Seara e a estreia em Portugal de uma nova obra para quarteto de cordas e orquestra de Toshio Hosokawa, cuja estreia mundial terá lugar “cerca de uma semana antes em Colónia”.

Passados alguns dias, a 18 de novembro, o Remix Ensemble vai interpretar “Elegias Chinesas” de António Chagas Rosa, também ela uma estreia mundial.

Já em dezembro, no dia 6, a Orquestra Sinfónica do Porto vai levar ao palco da sala Suggia, em estreia mundial, uma nova obra para orquestra da compositora em residência Unsuk Chin.

A 12 desse mês, assinala-se a despedida de Christoph König enquanto maestro titular, com um programa da sua escolha que vai incluir obras de Luís Tinoco, Mozart, Ravel, Wagner e a Sinfonia n.º 4 de Gustav Mahler.

Sobre o orçamento para o próximo ano, António Jorge Pacheco disse que a indicação que a Casa da Música tem, neste momento, é a de que se deverá manter igual ao deste ano.

casa da musica