Cultura

Cinema: Estreias 18 de dezembro

“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”
Sinopse: Ao sucumbir ao mal do dragão, o Rei Debaixo da Montanha, Thorin Escudo-de-Carvalho, sacrifica amizade e honra na sua busca pela lendária Arkenstone. Incapaz de ajudar Thorin a ver a razão, Bilbo tem de fazer uma escolha desesperada e perigosa, ignorando que perigos ainda maiores ainda estão para vir. Um inimigo antigo regressou à Terra Média. Sauron, o Senhor das Trevas, enviou legiões de Orcs num ataque furtivo à Montanha Solitária. Enquanto as trevas convergem para enfrentar o conflito em escalada, as raças de anões, elfos e homens têm de decidir se vão unir-se ou ser destruídas. Bilbo vai ter de lutar pela sua vida e pelas vidas dos seus amigos, enquanto cinco grandes exércitos se dirigem para a guerra.

Realização:Peter Jackson
Atores: Benedict Cumberbatch Cate Blanchett Hugo Weaving Ian McKellen Luke Evans Martin Freeman Orlando Bloom
Género: Ação/aventura
Veja o trailer.

“À Noite no Museu: O Segredo do Faraó”
Sinopse: Prepara-te para a Noite mais divertida e cheia de aventuras no Museu que Larry nunca mostrou ao mundo, unindo as mais carismáticas e novas personagens, enquanto embarca numa jornada épica para salvar a magia antes que ela desapareça para sempre.

Realização: Shawn Levy
Atores: Ben Kingsley Ben Stiller Owen Wilson Rami Malek Rebel Wilson Ricky Gervais Robin Williams
Género: Comédia
Veja o trailer.

“Big Hero 6 – Os Novos Heróis”
Sinopse: Comédia de aventura repleta de ação sobre o prodígio da robótica Hiro Hamada, que aprende a tirar partido do seu génio – graças ao seu brilhante irmão Tadashi e aos seus amigos: a viciada em adrenalina Go Go Tamago, o obcecado pela organização Wasabi No-Ginger, a génio da química Honey Lemon e o fanboy Fred. Quando uma inesperada mudança de acontecimentos os catapulta para o centro de uma trama perigosa que se desenrola nas ruas de San Fransokyo, Hiro torna-se, para o seu companheiro mais próximo, um robot chamado Baymax e transforma o grupo em heróis de alta tecnologia, determinados a resolver o mistério.

Realização: Chris Williams Don Hall
Vozes: Alan Tudyk Genesis Rodriguez James Cromwell Jamie Chung T.J. Miller
Género: Animação
Veja o trailer.

“Mamã” (II)
Sinopse: Uma mãe solteira viúva com muita garra, dá por si com o fardo de ter a guarda exclusiva do seu filho de 15 anos, que sofre de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Enquanto ela tenta sustentar ambos e lida com esta situação difícil, Kyla, a nova e peculiar vizinha da frente, oferece-se para a ajudar. Juntos encontram um novo sentido de equilíbrio e esperança.

Realização: Xavier Dolan
Atores: Alexandre Goyette Anne Dorval Antoine-Olivier Pilon Michèle Lituac Patrick Huard Suzanne Clément
Género: Drama
Veja o trailer.

“Papel de Natal”
Sinopse: Dodu, um destemido bonequinho de cartão, Camila, uma amorosa menina de 8 anos e Sana, um Pai Natal de todos os dias, resgatam o pai de Camila das garras do Monstro Desperdício, reciclando o papel de embrulho dos presentes de Natal e respirando em sincronia com todas as florestas do Céu e da Terra.

Realização: José Miguel Ribeiro
Vozes: Crista Alfaiate Ivo Canelas Mariana Achega Vítor d’Andrade
Género: Animação
Veja o trailer.

“Água Prateada – Um Auto-Retrato da Síria”
Sinopse: Na Síria, todos os dias, youtubers filmam e depois morrem; outros matam e depois filmam. Em Paris, levado pelo meu incansável amor pela Síria, apercebo-me de que só consigo filmar o céu e montar o material publicado. Do interior da tensão entre a minha alienação em França e a revolução, aconteceu um encontro. Uma jovem curda de Homs começou a falar no chat comigo, e perguntou-me: “Se a sua câmara estivesse aqui, em Homs, o que estaria a filmar?”. Eau argentée, Syrie autoportrait é a história desse encontro.

Realização: Ossama Mohammed Wiam Bedirxan
Género: Documentário