Cultura

Mostra de Cinema Espanhol em Lisboa e no Porto

A edição deste ano da Cinefiesta – Mostra de Cinema Espanhol realiza-se entre 4 e 9 de dezembro em Lisboa e no Porto, para continuar a dar a conhecer ao público português a cinematografia espanhola.

A mostra abre no dia 4 no cinema São Jorge, em Lisboa, com a exibição de “El Niño”, de Daniel Monzón, “um ‘thriller’ sobre o estreito de Gibraltar, uma terra de tráfico e contrabando”, refere a organização em comunicado.

Daniel Monzón, que realizou, entre outros, “Cela 211”, vencedor de oito prémios Goya (os Óscares do cinema espanhol), estará presente na sessão de abertura do Cinefiesta.

No mesmo dia, na Cinemateca Portuguesa, também em Lisboa, é exibido “Dos Memorias”, um documentário de Jorge Semprún, ao qual se segue uma conferência com José Maria Prado.

Para o Porto, no Rivoli, estão marcadas as exibições dos documentários “Vikinglad”, de Xurxo Chirro, e “Todos Vós Sodes Capitáns”, de Oliver Laxe.

No dia 5 são exibidos, no Cinema São Jorge, “Vivir es Fácil com los Ojos Cerrados”, de David Trueba, e “Musarañas”, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, e, na Cinemateca Portuguesa, “Campanadas a Media Noche”, de Orson Welles.

No dia 6, na Cinemateca Portuguesa, há um espetáculo no qual o músico e compositor catalão Jordi Sabatés irá interpretar obras do realizador Segundo de Chomón, “um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha”.

No mesmo dia, mas no São Jorge, são exibidos “Mama, Soy un Zombie”, de Beñat Beitia e Ricardo Ramón, e “La Isla Mínima”, de Alberto Rodríguez, filme que venceu em setembro no Festival de San Sebastián os prémios de Melhor Fotografia (Alex Catalán) e a Concha de Prata para Melhor Actor (Javier Gutiérrez).

A atriz Nerea Barros estará em Lisboa para a exibição de “La Isla Mínima”, cuja história se “desenrola em 1980, numa cidade remota e esquecida do sul de Espanha que se vê surpreendida por uma série de crimes”.

O Cinefiesta encerra no dia 09, no Porto, com a exibição dos documentários “Arraianos”, de Eloy Enciso, e “Costa da Morte”, de Lois Patiño, no Cinema Passos Manuel.

cinema