Lifestyle

Onde se divertir na passagem de ano sem pagar nada

Vários municípios, de Norte a Sul do país, prepararam animação para a noite de passagem de ano. Assim, poderá dar as boas-vindas a 2015 sem pagar nada. Veja:

Viana do Castelo – A festa de passagem de ano aberta ao público será na Praça da Liberdade, que, segundo um comunicado da autarquia, “vai ficar no seu coração”, a partir das 23h00.

Vila Real – A festa em Vila Real vai ter lugar na Praça do Município. Às 15h00 realiza-se o Madeiro Ano Novo. Pelas 18h00 a população pode despedir-se do ano velho com vinho do Porto e bolo-rei. Às  22h00 começa a animação musical com o grupo Função Públika e à meia-noite há fogo-de-artifício.

Porto – O fim de ano no Porto comemora-se na Baixa, na Avenida dos Aliados, em frente à Câmara Municipal. A partir das 22h30 os Clã marcam o ritmo da noite. Às 24h00, decorre o tradicional fogo-de-artifício. Nas primeiras horas de 2015 a animação continua com os Expensive Soul e do DJ Party.

Clã
Clã

Aveiro – Em Aveiro haverá um espetáculo de fogo-de-artifício no centro da cidade (Rossio). Já no dia 03 de janeiro cantam-se as Janeiras na Praça Joaquim de Melo Freitas e outras ruas do centro histórico.

Viseu – Fogo-de-artifício, música e uma performance de video-mapping marcarão a contagem decrescente para 2014 em Viseu e os primeiros momentos de 2015. O espetáculo intitulado “Águas Dançantes”: uma “dança” sincronizada, que inclui música, projeção de imagens 3D, 134 vulcões multicolores e 2.100 efeitos pirotécnicos, promete atrair milhares de pessoas.

Coimbra – A Câmara Municipal e a Agência de Promoção para a Baixa de Coimbra organizam um conjunto de iniciativas que vão trazer a festa às ruas da cidade. Na Praça do Comércio atuam os Quinta do Bill e a Banda Red. Na praça 8 de Maio acontece um “Revival Night”, organizado pela discoteca NB. Já no Largo da Portagem atua a banda OrangoSamba e haverá teatro de rua protagonizado pela Viv’Arte. Além disso, a noite conta com animação itinerante no Terreiro da Erva, Largo Paço do Conde e Largo do Poço.
A Universidade de Coimbra associa-se à festa com a contagem decrescente para a meia-noite, assinalada no relógio da Torre e a ser transmitida através de ecrãs instalados nos três locais chave onde decorrem as comemorações na Baixa.
A entrada no novo ano será também assinalada com um espetáculo piromusical, com a duração de dez minutos: fogo-de-artifício, lançado nas margens do rio Mondego, junto à Ponte de Santa Clara, sincronizado com a música do DJ Tom Enzy, num “set” produzido para o efeito, que atua no Largo da Portagem.

quinta do bill

Leiria – Alcobaça – O Município de Alcobaça organiza, pelo quinto ano consecutivo, a passagem do ano junto à Baía de São Martinho do Porto. A noite conta com um espetáculo piromusical, e muita música e animação pela madrugada dentro.

Castelo Branco – Em Castelo Branco haverá um espetáculo musical protagonizado por um artista popular no Campo Mártires da Pátria (Devesa). À meia-noite decorre o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício.

Santarém – A festa terá lugar no Largo do Seminário e a contagem decrescente para a entrada em 2015 é feita ao som de grandes êxitos musicais pelo grupo Omega Music e, à meia-noite, há fogo-de-artifício lançado da Parada da antiga Escola Prática de Cavalaria.

Lisboa – O Terreiro do Paço vai ser o palco de dois concertos protagonizados pelos artistas portugueses José Cid e a banda Xutos e Pontapés, que decorrem antes e depois da meia-noite. Para as 24h00 está marcado um espetáculo de fogo-de-artifício.

Jose Cid

Setúbal – Sesimbra – O espetáculo piromusical, subordinado ao tema “O Mar”, acontece às 24h00 em dois pontos: na Praia da Califórnia e na Praia do Ouro. Depois da meia-noite, a festa prossegue nos restaurantes e bares da cidade pela madrugada dentro. Além disso, com o objetivo de manter viva uma tradição iniciada em 2007, cerca de 20 mergulhadores entram no novo ano no fundo do mar.

Troia – O Troia Resort, em parceria com as Câmaras Municipais de Grândola e Setúbal, promovem a 4.ª edição do “Fim de Ano Azul” na Baía do Estuário do Sado, com diversas iniciativas entre as duas margens rio para dar as boas-vindas a 2015. A Doca dos Pescadores, em Setúbal, vai ser palco, a partir das 22h30, de um concerto protagonizado pelo grupo Daniela4teto. Perto das 24h00, a festa continua com o DJ Monchique.

Já na outra margem do rio, na Marina de Troia, as comemorações têm início marcado para as 23h00, com música e projeção dos melhores momentos da agenda de eventos do ON Troia 2014. Após as 24h00, a animação estende-se pela madrugada dentro no Casino de Troia.

Almada – A Câmara Municipal de Almada organiza uma festa com entrada livre na zona ribeirinha de Cacilhas. Tendo como cenário a Fragata D. Fernando II e Glória e o rio Tejo, às 23.00 sobem ao palco os Melech Mechaya, uma banda de Almada e Lisboa cuja sonoridade é inspirada nas músicas portuguesa, balcânica e árabe. À meia-noite decorre o espetáculo de fogo-de-artifício nas margens do rio Tejo.

Beja – A noite de despedida de 2014 vai ter várias concertos, como Fagulha, Amor Electro, Fábio Lagarto e Dj Ezzra. À meia-noite há fogo-de-artifício.

Albufeira – A 13.ª edição da passagem de ano em Albufeira resulta de uma parceria entre o Município e a Agência de Promoção de Albufeira (APAL) e começa na noite de 31 de dezembro. A noite com o grupo D.A.M.A e o ex-vocalista dos Toranja, Tiago Bettencourt. Pelo meio, há um espetáculo piromusical na Praia dos Pescadores e na Oura, onde volta a desfilar a Star Parade, um conjunto de artistas circenses que animam as ruas e os estabelecimentos comerciais. A animação continua fim de semana a dentro com uma Feira Medieval na aldeia de Paderne e o regresso do festival de humor Solrir, e só termina no dia 04 de Janeiro.

DAMA

Faro – A noite será animada com um concerto da Wallabee Jam Band, uma banda de “covers” que mistura reggae, funk disco, soul e rock. À meia-noite há fogo-de-artifício. A noite continua com animação proporcionada por Dj’s convidados.

Lagos – A festa começa às 22h30, com o concerto de Aurea. À meia-noite há ainda fogo-de-artifício.

Monte Gordo – Os Duo Reflexo e os Top Som dão as boas-vindas a 2015. À meia-noite decorre um espetáculo pirotécnico na marginal da cidade. A festa prossegue na tenda gigante com Smash e Mike Simon.

Quarteira – A festa será dedicada a um tributo à mítica banda britânica Queen, no âmbito do espetáculo intitulado “Kind of Magic”, e reserva para a meia-noite um espetáculo pirotécnico. A noite prolonga-se com a animação a cargo de Dj’s convidados.

Tavira – A festa está marcada para as 22h00, na Praça da República, com as atuações do DJ Guilherme G e da VJ Zayle. Pelas 23h00, a Banda IRIS sobre ao palco. À meia-noite há fogo-de-artifício e depois disso a música continua pela madrugada dentro.

Madeira – Funchal – Na Madeira, os festejos da passagem do ano estão muito associados ao fogo-de-artifício. O espetáculo tem a duração de cerca de oito minutos e está distribuído por diversos postos de queima de fogo localizados no “anfiteatro” do Funchal, na orla marítima, baixa citadina e no mar.

fogo artificio

Açores – Ponta Delgada – Em Ponta Delgada está programado uma série de concertos e um espetáculo de pirotecnia, que se estende do Forte de São Brás até à Calheta, alongando o palco onde a luz, cor e música chamam a atenção de todos. O ritmo da noite é marcado pelo grupo Anjos & Diabos, Alberto Indio e pelos Dj’s Henry Josh & MC Katorz. A partir da 1h00, o Coliseu Micaelense abre as portas para receber o Grande Baile de Reveillon, uma gala que anualmente mobiliza centenas de pessoas, movidas pela animação de qualidade e um ambiente ímpar. Durante o baile atuam, no palco principal da maior casa dos Açores, a banda Oceanus e a Orquestra Ligeira de Ponta Delgada.