Cultura

Cinema: Estreias 27 de novembro

“Virados do Avesso”
Sinopse: João é um célebre escritor a atravessar uma enorme crise de criatividade. Também a sua vida afectiva vive momentos de dúvida. Um acontecimento muito invulgar fez com que João acordasse um dia sem saber se a pessoa que tem a seu lado na cama é aquela com quem quer continuar a partilhar a vida. João decide afastar-se e, livre de compromissos, assume-se como um verdadeiro solteiro folião. Quem vai aproveitar este desvio é Isabel, a escritora rival de João. Isabel só precisava dum deslize para, com a sua falta de escrúpulos, pisar João e ficar em vantagem. Conseguirá João recuperar a inspiração para terminar o seu livro? E se a única forma de o acabar for com a ajuda da sua família e do amor que deixou em standby?

Realização: Edgar Pêra
Atores: Diogo Morgado Jorge Corrula Nicolau Breyner Nuno Melo Rui Unas
Género: Comédia
Veja o trailer.

“Bodyhooh – Momento de uma vida”
Sinopse: O filme acompanha Mason (Ellar Coltrane), de 6 anos, ao longo da década mais impactante da sua vida, pelo meio de um turbilhão de mudanças, controvérsias familiares, casamentos instáveis, segundos casamentos, novas escolas, primeiros amores e amores perdidos, tempos memoráveis e tempos assustadores e uma constante miscelânea de desgostos e deslumbres. Mas os resultados são imprevisíveis, originando uma experiência profundamente pessoal, que nos molda à medida que nos revemos em diversos acontecimentos do filme. Mason, o menino sonhador que se confronta com a importante decisão da sua dedicada e lutadora mãe solteira, Olivia, que decide refazer a vida em Houston, no momento em que o pai, Mason Senior, há muito tempo ausente, retorna do Alasca para reentrar no seu mundo. Numa maré de pais e padrastos, raparigas, professores e patrões, perigos, anseios e paixões criativas, Mason emerge para seguir o seu caminho.

Realização: Richard Linklater
Atores: Elijah Smith Ellar Coltrane Ethan Hawke Lorelei Linklater Patricia Arquette
Género: Drama
Veja o trailer.

“Jessabelle – A Revolta do Espírito”
Sinpse: Depois de um acidente de carro devastador, Jessie regressa a Louisiana, para junto do seu apático pai e da mansão em ruínas da sua infância. Quando ela encontra vídeos de tarot que a sua mãe fez para ela antes de morrer no parto, sente uma presença sobrenatural dentro de casa o que a faz perceber de que as previsões da mãe podem ser terrivelmente precisas.

Realização: Kevin Greutert
Atores: Amber Stevens Ana de la Reguera Chris Ellis David Andrews (I) Joelle Carter Larisa Oleynik Mark Webber (I) Sarah Snook
Género: terror
Veja o trailer.

“O Desaparecimento de Eleanor Rigby: Eles”
Sinopse: Quando Eleanor desaparece e volta para casa dos seus pais cortando definitivamente o contacto com Conor, fica a questão do que é que poderia ter acontecido para quebrar uma relação que parecia ser tão forte. Neste filme, a história é uma síntese das perspectivas de cada um deles sobre a relação.

Realização: Ned Benson
Atores: Bill Hader Isabelle Huppert James McAvoy Jessica Chastain Viola Davis William Hurt
Género: Drama
Veja o trailer.

“Saint Laurent”
Sinopse: Como um dos maiores estilistas de todos os tempos criou a sua própria marca, chegou ao auge da sua carreira e inaugurou uma década de liberdade. Com Gaspard Ulliel no papel do icónico estilista e a interpretação de Jérémie Renier no papel de amigo e sócio de Yves Saint Laurent.

Realização: Bertrand Bonello
Atores: Amira Casar Gaspard Ulliel Helmut Berger Jasmine Trinca Jérémie Renier Léa Seydoux Louis Garrel Valeria Bruni Tedeschi
Género: Biografia
Veja o trailer.

“Viva a Liberdade”
Sinopse: O secretário do principal partido da oposição, Enrico Oliveri, está em crise – as sondagens para as próximas eleições não o favorecem. Uma noite, após um longo debate, Oliveri desaparece sem deixar pistas. O seu assessor, Andrea Bottini, e a sua mulher, Anna, começam a investigar a razão da fuga do secretário. A única solução que encontram para evitar a derrota política é substituí-lo pelo seu irmão gémeo, Giovanni Ernani – acabado de sair de uma clínica psiquiátrica. O secretário reaparece assim, sob a forma de um político poeta, detentor de uma linguagem lúcida, acutilante e supreendente.
Realização: Roberto Ando
Atores: Eric Nguyen Michela Cescon Toni Servillo Valeria Bruni Tedeschi Valerio Mastandrea
Veja o trailer.