Atualidade

Nascidos para não reinar

O anúncio da segunda gravidez de Kate Middleton levantou várias questões, nomeadamente qual será o papel do segundo filhos dos duques de Cambridge e que título lhe será atribuído. A Inglaterra já tem um herdeiro, por isso o irmão ou irmã de George terá um papel secundário, muito similar ao do tio Harry. A própria princesa Diana referiu-se ao papel do filho mais novo como “back up” (de reserva).

O papel de Harry, que está prestes a comemorar o 30º aniversário, na família real consistia em apoiar o irmão, William, nos afazeres reais. Mas a sua simpatia natural fez com que a rainha Isabel II lhe atribuísse vários compromissos, uma vez que é um dos membros mais queridos, apesar dos escândalos que já provocou.

Com a chegada de mais um bebé, os meios de comunicação recordaram que Harry vai deixar mais um escalão na linha de sucessão ao trono e a possibilidade de um dia chegar ao trono são cada vez mais ínfimas. Com a boa disposição que o caracteriza harry diz que não está interessado em ser rei e defende que o seu irmão desempenhará melhor o papel.

Porém, por vezes, o destino guarda algumas surpresas como aconteceu com o seu bisavô. George VI foi o segundo filho do rei George V e da rainha Mary. Contudo, quando o seu irmão Edward se apaixonou por Wallis Simpson, uma norte-americana divorciada que nunca foi aceite pela corte, renunciou ao trono, cedendo a coroa a George VI.

Kate William jogos3

O futuro da infanta Sofía
A infanta Sofía, filha mais nova dos reis de Espanha, vive uma situação semelhante, já que é a sua irmã, Leonor, a herdeira ao trono, caso os pais não tenham um filho. Felipe VI e Letizia já disseram que Sofía tem consciência do papel da irmã, no entanto ainda é muito nova para entender as diferenças que existirão entre elas no futuro. Atualmente com 8 e 6 anos de idade, usufruem do mesmo tipo de educação.

Quando chegar o momento a infanta Sofía apoiará a irmã nos compromissos reais, como o fizeram as infantas Elena e Cristina com o irmã, Felipe.

Leonor Sofia

A Suécia e os seus dois herdeiros
Nem sempre os filhos mais novos não estão destinados ao trono. Em alguns casos os filhos mais novos chegaram a reinar pelo facto de serem dos sexo masculino. A Suécia defrontou-se com essa situação na década de 70. Victoria nasceu em 1977 como herdeira ao trono, no entanto a chegada do seu irmão, anos depois, mudaram as coisas. Carlos Filipe converteu-se no novo herdeiro. Porém, várias manifestações fizeram com que a lei fosse alterada, estabelecendo que o primeiro filho dos reis, independentemente do sexo, seria o herdeiro ao trono.

A princesa Victoria tem uma filha, Estelle, que será um dia rainha, mesmo que venha a ter um irmão.

Carlos Filipe

Os reis da Holanda: “Amamos as nossas filhas por igual”
A princesa Amalia é a primeira na linha de sucessão ao trono holandês, desde que o seu pai foi proclamado rei a 30 de abril de 2013. Apesar de Amalia ser a herdeira, Guilherme e Máxima tratam as filhas por igual. “Amamos as nossas filhas por igual. Não há a mínima diferença”, disseram os monarcas numa entrevista.

No futuro, Amalia deverá assumir grandes compromissos, mas de momento tem a mesma vida das irmãs: Alexia e Ariane. As duas filhas mais novas de Máxima e Guilherme terão uma vida mais relaxada e sem grandes pressões. Enquanto que Amalia terá uma vida mais condicionada, nomeadamente na escolha do marido, que deverá ser aprovada pelo parlamento.

reis_holanda_ferias_7