Cultura

Festa do Cinema Francês cumpre 15 anos e chegará a seis aldeias

A Festa do Cinema Francês, que cumpre 15 anos em outubro, alarga-se nesta edição a 18 cidades de todo o país, mas a produção cinematográfica francesa chegará também, pela primeira vez, a seis aldeias, anunciou a organização.

A programação deste ano, que inclui cinema recente francês e retrospetivas dedicadas a Alain Resnais e Marcel Pagnol, decorrerá de 2 de outubro a 22 de novembro, expandindo-se de sete para 18 cidades, às quais se juntam as aldeias de Vila Chã de Braciosa, Palaçoulo, Malhadas, S. Martinho, Lage e Escariz.

A Festa do Cinema Francês arrancará em Lisboa, no cinema São Jorge, com a antestreia do documentário “La cour de Babel”, de Julie Bertuccelli, que regista um grupo de adolescentes de várias nacionalidades, acabados de chegar a França, que tentam aprender francês.

Da programação, hoje apresentada, destaca-se “Amar, beber e cantar”, último filme de Alain Resnais, falecido em março aos 91 anos. O realizador terá uma retrospetiva da obra na Cinemateca Portuguesa, onde serão exibidos, por exemplo, “Hiroshima, meu amor”, “O meu tio da América” e “O último ano em Marienbad”.

Das 25 antestreias previstas destacam-se ainda “Hope”, de Boris Lojkine, “Run”, de Philippe Lacôte, ambos exibidos este ano em Cannes, e “Attila Marcel”, comédia de Sylvain Chomet, o mesmo realizador das animações “Belleville Rendez-Vous” e “O Mágico”.

A Festa prestará ainda homenagem ao escritor e realizador Marcel Pagnol, falecido em 1974 e de quem serão exibidos os filmes “Naïs”, “Topaze”, “Le Schpountz” e “Les lettres de mon moulin”.

Toda a programação das respetivas cidades estará disponível em www.festadocinemafrances.com.

cinema