Cultura

Cinema: Estreias 21 de maio

“A Última Carta de Galípoli”
Sinopse: O capitão Salih Ekrem é um jovem piloto de aviação, um dos primeiros a integrar a força aérea otomana. Ficou viúvo quando a sua mulher morreu em trabalho de parto, para dar à luz a pequena Gülmelek. Em fevereiro de 1915, perante os primeiros ataques da frota britânica, Salih Ekrem é destacado para Galípoli, deixando Gülmelek entregue aos cuidados da sua avó em Istambul. Um dia, durante um voo de reconhecimento, Salih tem de acudir um grupo de médicos turcos que são atacados por aviões ingleses. Apesar de ferido durante a escaramuça, com a ajuda da enfermeira Nihal , Salih consegue salvar Fuat, um rapazinho órfão que é protegido pelo grupo. Sob o calor dos dias mais violentos e terríveis da guerra, Fuat passa a ser uma inspiração de força e resistência para todos, mas também uma forma de aproximação entre Salih e Nihal. Quando Nihal é chamado a regressar a Istambul, a ligação entre ambos transforma-se num grande amor por correspondência.

Realização: Özhan Eren
Atores: Asuman Bora Bulut Akkale Engin Benli Hüseyin Avni Danyal Kerem Arslanoglu Yilmaz Bayraktar
Género: Drama
Veja o trailer:

“Astérix: O Domínio dos Deuses”
Sinopse: Estamos no ano 50 A.C., e toda a Gália está ocupada pelos romanos… Toda? Não! Porque uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses resiste ainda e sempre ao invasor. Exasperado com a situação, Júlio César decide mudar de tática. Já que os seus exércitos são incapazes de se impor pela força, será a civilização romana, ela própria, que irá seduzir os bárbaros gauleses. Será então necessário construir ao lado da aldeia um condomínio residencial, luxuoso, destinado a proprietários romanos: “O Domínio dos Deuses”.

Realização: Alexandre Astier Louis Clichy
Vozes: Alain Chabat Bernard Alane Carlos Vieira de Almeida Eduardo Madeira François Morell Guillaume Briat Luís Lucas Manuel Marques Roger Carel
Género: Animação
Veja o trailer:

“O Rapto de Freddy Heineken”
Sinopse: Em 1983, um grupo de amigos de infância cometeram o crime do século: raptaram Freddy Heineken, um dos homens mais ricos do mundo e o herdeiro do império da cerveja Heineken.Este audacioso e chocante crime, cometido em flagrante à mão armada nas ruas de Amesterdão, resultou no maior resgate alguma vez pago por uma pessoa. Foi o crime perfeito. Até ao exacto momento em que o grupo de amigos conseguiu escapar…

Realização: Daniel Alfredson
Atores: Anthony Hopkins Jemima West Jim Sturgess Rob Fuller Sam Worthington
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer:

“Pássaro Branco”
Sinopse: Kat Connors tem 17 anos quando a sua perfeita mãe doméstica, Eve, uma bela, enigmática e assombrada mulher, desaparece – logo quando Kat está a apreciar a sua recentemente descoberta sexualidade. Tendo vivido durante muito tempo num ambiente emocionalmente repressivo e sufocante, Kat mal se apercebe da ausência da mãe, não responsabilizando o seu pai por esta perda, um homem simples e servil. Na realidade, sente uma espécie de alívio. Mas com o passar do tempo, Kat começa a aperceber-se do quanto o desaparecimento da sua mãe a está a afetar. Um dia, ao regressar a casa da escola, Kat confronta-se com a verdade acerca da partida da mãe, e com a sua própria negação relativamente aos acontecimentos que a rodearam…

Realização: Gregg Araki
Atores: Christopher Meloni Eva Green Shailene Woodley Shiloh Fernandez Thomas Jane
Género: Drama
Veja o trailer:

“Respira”
Sinopse: Charlie encontra-se apanhada no turbilhão dos seus 17 anos. Um turbilhão de amigos, emoções, convicções… e também paixões. Uma adolescente quase como outra qualquer. Já não é criança, mas está longe de ser um adulto. Talentosa e bonita, ainda se sente presa a dúvidas e decepções. À solidão.É então que chega Sarah. A nova rapariga do liceu, bonita e audaciosa. Uma personagem, uma estrela imediata; nas aulas, em festas, com rapazes e raparigas. Mesmo para os pais, Sarah é uma lufada de ar fresco… Sarah escolhe Charlie. E Charlie alinha. Charlie ri. Charlie sente-se cheia de vida. Intensa e irreparavelmente. Mas rapidamente, Sarah farta-se. É do tipo de pessoa que deita fora as pessoas de quem se desinteressa… e escolhe outro amigo, outra vítima. Charlie sente-se perdida. É natural. Charlie está ferida. E será fatal.

Realização: Mélanie Laurent
Atores: Claire Keim Joséphine Japy Lou de Laâge Radivoje Bukvic Roxane Duran
Género: Drama
Veja o trailer:

“Um Ritmo Perfeito 2”
Sinopse: As Barden Bellas estão de volta, determinadas a entrar numa competição mundial que um grupo americano nunca ganhou e a recuperar o seu estatuto, depois de Fat Amy ter acidentalmente mostrado mais do que devia ao presidente dos EUA. A comédia é produzida por Paul Brooks, Max Handelman e Elizabeth Banks, que é também protagonista e a realizadora da sequela.

Realização: Elizabeth Banks
Atores: Anna Kendrick Brittany Snow Elizabeth Banks Hailee Steinfeld Katey Sagal Rebel Wilson
Género: Musical
Veja o trailer: