Cultura

Cinema: Estreias 25 de setembro

“A Grande Cidade”
Sinopse: Em Calcutá, Subrata vive com a mulher, Arati, o filho de ambos, os seus pais e uma irmã mais nova. Quando o dinheiro começa a escassear a esposa começa a trabalhar fora, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a sustentar a casa, o que contraria os costumes conservadores.

Realização: Satyajit Ray
Atores: Anil Chatterjee Haren Chatterjee Jaya Bhaduri Madhabi Mukherjee Sefalika Devi
Género: Drama
Veja o trailer.

“Amigos para o que der e vier”
Sinopse: Quando Steve Dallas, um meteorologista mulherengo, descobre que o seu amigo um pouco à margem, Ben Baker, perdeu o pai que há muito se tinha afastado, os dois regressam à casa de infância de Ben para descobrir que este herdou a fortuna da família, deixando o par de amigos, sem grande preparação para a vida, em luta com a irredutível irmã de Ben e a ter de negociar com a bela viúva de 25 anos.

Realização: Matthew Weiner
Atores: Amy Poehler Jenna Fischer Lauren Lapkus Owen Wilson Peter Bogdanovich Zach Galifianakis
Género: Comédia
Veja o trailer.

“Charulata”
Sinopse: A solitária mulher de um jornalista apaixona-se pelo familiar do marido que visita a sua casa e que partilha consigo o amor pela Literatura.

Realização: Satyajit Ray
Género: Romance
Veja o trailer.

“Lullaby – A Última Canção”
Sinopse: Aos 25 anos de idade, Jonathan Lowenstein é um jovem emocionalmente superficial, fumador compulsivo, que vive em Los Angeles afastado da sua família rica de Nova Iorque. Um dia recebe um telefonema a avisá-lo que o pai, Robert, que há 10 anos luta contra um cancro, tem apenas 36 horas de vida. Jonathan vai imediatamente para Nova Iorque para estar ao lado do pai, que revela estar cansado de lutar e que pediu para que às 8 horas da manhã do dia seguinte lhe sejam injetados analgésicos suficientes para o matar. Jonathan está acompanhado pela mãe, Rachel e por Karen a irmã mais nova. Ao saber da decisão do pai, Karen defende que ele deve ser mantido vivo, contra a sua vontade, e está disposta a pedir uma ordem legal para o impedir.

Realização: Andrew Levitas
Atores: Amy Adams Anne Archer Garrett Hedlund Jennifer Hudson Jessica Brown Findlay Richard Jenkins Terrence Howard
Género: Drama
Veja o trailer.

“O Cobarde”
Sinopse: Perdido numa peqena aldeia após o seu carro ter avariado, um argumentista é surpreendido ao encontrar uma antiga namorada. Recordando a sua incapacidade para se comprometer e o consequente fim da relação, vai tentar acertar contas com o passado mas descobre que o tempo ainda não sarou as feridas.

Realização: Satyajit Ray
Atores: Deochand Lal Haradhan Bannerjee Madhabi Mukherjee Santi Chatterjee Satish Haldar Soumitra Chatterjee
Género: Drama
Veja o trailer.

“Os Gatos Não Têm Vertigens”
Sinopse: Jó é expulso de casa pelo pai no dia em que faz anos. Sem ter sítio para onde ir, refugia-se no terraço do prédio de Rosa, que acabou de perder o marido. Ele tem 18 anos e ela 73. Quem diria que ia ser amor à primeira vista?

Realização: António-Pedro Vasconcelos
Atores: António-Pedro Vasconcelos Fernanda Serrano Ivo Alexandre Joaquim Leitão José Afonso Pimentel Maria do Céu Guerra Nicolau Breyner Sara Barros Leitão
Género: Comédia
Veja o trailer.

“The Equalizer – Sem Misericórdia”
Sinopse: McCall é um homem que acredita ter deixado para trás o seu misterioso passado e se dedica a uma
vida nova e tranquila. Mas, quando conhece Teri, uma jovem controlada por um grupo
de gangsters russos ultra-violento, não consegue manter-se como observador neutro –
tem de a ajudar. Armado com as suas capacidades secretas que lhe permitem vingar
qualquer ataque aos desprotegidos, McCall sai do seu retiro auto imposto e descobre que o seu desejo de justiça se mantem vivo.

Realização: Antoine Fuqua
Atores: Chloë Grace Moretz Denzel Washington Haley Bennett Marton Csokas Melissa Leo Vladimir Kulich
Género: Ação/Aventura
Veja o trailer.

“Doce Amargo Amor”
Sinopse: Andaluzia, anos cinquenta. Enrique e Carmen, que acabam de se conhecer, apaixonam-se profundamente. Carmen consegue que o seu noivo fique a prestar o serviço militar num tribunal da cidade. Enrique, confrontado com as injustiças que presencia a cada dia, dá-se conta que para mudar o rumo das coisas tem de atuar. Rapidamente se vê envolvido em arriscados movimentos que o colocam em perigo, assim como aos seus companheiros.

Realização: Imanol Uribe
Atores: Ángela Molina Bárbara Lennie Blanca Suárez Eduard Fernández Karra Elejalde
Género: Drama

“Dom Quixote”
Sinopse: Nas notas acessíveis de Minkus, as aventuras de Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança entrelaçam-se, ou melhor, são o pretexto para uma história de amor e uma noite de ballet brilhante. De perseguições, truques e disfarces, o jovem Kitri e o barbeiro Basílio vão realizar os seus sonhos; Dom Quixote vai lutar contra os moinhos de vento e de dança com sua Dulcinéia no sonho de um jardim encantado. Há uma sugestão de uma peça cómica da Commedia dell’Arte neste ballet despreocupado, entre folclore espanhol, danças ciganas e a franqueza suspensa do Reino das Dríades. Brilhante e cheio de personalidade, Dom Quixote requer uma técnica soberba nas variações, especialmente no gran pas de deux final que celebra o triunfo do amor: um verdadeiro teste do talento de cada estrela.

Género: Musical

Tópicos: