Cultura

Lisboa na Rua anima capital

Está a decorrer até ao dia 20 de setembro a 6º edição de Lisboa na Rua, que proporciona de forma gratuita, aos lisboetas e turistas concertos ao ar livre – jazz, músicas urbanas, pop ou Fado -, visualização filmes e outras formas de artes visuais como videoarte, fotografia ou instalações.

Dessas atividades, destaca-se A Arte da Big Band, Clássicos na Rua, Noites de Verão do MNAC, Fitas na Rua, FUSO ou Projecto Vicente, dois concertos de Fado, em Sou do Fado, o Festival parisiense Kiosquorama, o projeto A Nossa Voz, e ainda, a estreia do filme de Edgar Pêra, Lisboa Verde 3D.

A ARTE DA BIG BAND: Todas as quintas-feiras, pelas 19h00, um jardim ou praça lisboeta será o palco de uma orquestra de jazz nacional. Este ano, também a Brussels Jazz Orchestra, uma das mais importantes orquestras europeias, participará.

CLÁSSICOS NA RUA: Aos sábados, pelas 19h00, a Metropolinana enche um espaço verde da cidade com Músicas Urbanas.

NOITES DE VERÃO: Às sextas-feiras, no Jardim das Esculturas do MNAC – Museu do Chiado, decorrerão concertos produzidos pela Filho Único: Timespine, Tropa Macaca e Kimi Djabaté.

FITAS NA RUA: Nas noites de sábado e domingo será transmitido cinema ao ar livre. Este ano, serão apenas apresentados filmes com nomes de mulheres: Amália, Viridiana, Lola, Pina ou Barbarella, entre outras.

FUSO: Desde o dia 27 de Agosto que a videoarte se instalou por praças, jardins e esplanadas lisboetas.

PROJECTO VICENTE: Em Belém, artistas e investigadores estarão a discutir o mito de S. Vicente, conto fundador da identidade de Lisboa.

SOU DO FADO: Dois concertos no Largo do Teatro Nacional de São Carlos: Cristina Nóbrega e Ricardo Ribeiro.

KIOSQUORAMA: Durante dois dias a Praça José Fontana recebe a sexta edição do festival original de Paris, conta com uma instalação e três concertos: Unibox, Chloé Lacan e Dom La Nena.

A NOSSA VOZ: Dia 19 de Setembro, às 19h00, o Largo do Intendente recebe em palco artistas de todo o país que venceram o concurso A Nossa Voz e ainda, os convidados Batida, Octa Push e DJ Ride.

LISBOA VERDE 3D: Os jardins, as hortas e os parques de Lisboa são os protagonistas deste foto-filme/instalação de Edgar Pêra que explora as potencialidades do formato tridimensional e que será exibido em sessões contínuas, no Cinema São Jorge, nos dias 29 e 30 de Agosto.

Lisboa na rua