Atualidade

Personalidades de vários quadrantes despedem-se de Belmiro de Azevedo

A Igreja do Cristo-Rei, na Foz do Douro, no Porto, encheu-se esta quinta-feira à tarde com as personalidades de vários setores da sociedade (económicas, financeiras, banca, cultura) que fizeram questão de estar no funeral de Belmiro de Azevedo.

O empresário morreu na quarta-feira no Hospital da CUF do Porto, onde estava internado desde domingo. Tinha 79 anos e era um dos homens mais ricos do país.

Além da família e dos amigos, também várias figuras públicas acorreram à igreja. Foi o caso de Tony Carreira – cara de iniciativas do Continente -; o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, que representou o Governo; o autarca da Invicta, Rui Moreira; o antigo Presidente da República Ramalho Eanes e o atual PR.

Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local, ao início da tarde, a apresentar as condolências à família do antigo dono da Sonae. Aos jornalistas disse que fez questão de modificar a agenda que tinha para este dia, que estava ali enquanto Presidente da República e enquanto cidadão e quis recordar um homem corajoso.

“Estou aqui como pessoa e como Presidente da República, mas em particular como Presidente da República, porque foi um homem singular, foi muito marcante na vida portuguesa, praticamente durante toda a democracia, foram mais de 40 anos em que afirmou as suas qualidades invulgares de liderança, de determinação e de visão de futuro” disse, sendo que não ficou para a missa de corpo presente por ter outros compromissos.

Já Ramalho Eanes, que também falou aos jornalistas, salientou que foi homenagear o amigo e o homem empreendedor e criador de muitos postos de trabalho.

Hoje na Sonae fez-se um minuto de silêncio e as lojas do grupo estão sem música no dia de hoje por ser um período de luto.

Fotos: MoveNoticias