Lifestyle

Vídeo: Governo alemão usa humor na luta contra a pandemia mas nem todos gostaram

O governo alemão divulgou uma bem-humorada campanha comercial que exalta os “heróis do sofá“, aqueles que seguem as recomendações oficiais para evitar a transmissibilidade do novo coronavírus.

Em plena segunda vaga da pandemia, a peça promocional incita a população a fazer a coisa certa: “absolutamente nada“, ficando em casa e evitando a propagação do vírus.

Seja você também um herói e fique em casa – juntos contra o coronavírus“.

O vídeo conta uma história passada por volta de 2070, na 1ª pessoa. A peça começa com um homem idoso a recordar o seu “serviço” à nação no tempo em que era um jovem estudante – “no inverno de 2020, quando os olhos de todo o país estavam sobre nós“.

Eu tinha acabado de completar 22 anos e estava a estudar engenharia quando a segunda vaga chegou“. “Nesta idade, você quer fazer festa, estudar, conhecer pessoas, ir beber com os amigos… No entanto, o destino tinha planos diferentes para nós“, relata.

Um perigo invisível ameaçava tudo aquilo em que acreditávamos“.

De repente, o destino deste país estava em nossas mãos“, e continua: “Então, reunimos toda a nossa coragem e fizemos o que se esperava de nós, a única coisa certa“.

Não fizemos nada. Absolutamente nada. Fomos tão preguiçosos quanto guaxinins“, conta com seriedade. “Dias e noites, ficamos em casa e lutamos contra a propagação do coronavírus.”

Nosso sofá era o front, e nossa paciência era a nossa arma”, afirma o herói. O anúncio termina com o idoso a dizer: “Olhando para trás, este era o nosso destino… Foi assim que nos tornamos heróis“.

Nem todos acharam graça à história que retrata um futuro fictício de forma bem-humorada. Alguns criticaram a falta de abordagem de temas como solidão e violência doméstica, ou os verdadeiros heróis, os profissionais da saúde. O porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, rebateu as críticas: “O nosso objetivo com a campanha ‘Heróis especiais’ era claro: transmitir aos adolescentes, jovens, crianças em idade escolar, estagiários e estudantes universitários a mensagem de que reduzir o contato social é atualmente a forma mais importante e eficaz de conter a pandemia.” Veja: