Álbuns da Semana

O sons do Oceano Atlântico alheios a Donald Trump num recorde de vendas

‘Mornas ao Piano’ é o nome do novo disco que nos traz de volta Tété Alhinho, cantora natural do Mindelo, em Cabo Verde, terra natural da sua mãe, sendo que o pai é um alentejano de gema. Serve esta apresentação familiar para dar a entender a diversidade musical que vai encontrar neste CD. Note-se em jeito de curiosidade, que Tété é irmão do saudoso ex-jogador de Benfica, FC Porto e Sporting, Carlos Alhinho.

Nascido a partir de uma campanha de crowdfunding (angariação de fundos), este trabalho foi editado no início deste mês de abril e gravado entre Lisboa e a cidade da Praia, em Santiago, com passagem por Roterdão, na Holanda. Contou com a participação, nas gravações, de músicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Estados Unidos e Portugal, numa viagem pelas sonoridades dos quatro cantos do Oceano Atlântico.

Composto por 10 temas, este trabalho traz com ele a alma de Cabo-Verde, mas também o calor do Alentejo e, ainda, o perfume de Cuba.

‘Mindel de Mãe Auta’ é uma música escrita por Tété Alhinho, interpretada por Carlos Matos no piano, Francelino Silva no contrabaixo, Ndu Carlos nas percussões e ainda Americo ‘Meca’ Lima na guitarra acústica, surgindo com o devido destaque, como primeira faixa do álbum. É precisamente esse tema que lhe deixamos aqui para ouvir.

Passemos, então, a ‘Humanz’, o quinto álbum de estúdio dos Gorillaz, que foi lançado esta sexta-feira (28), mas que já está a recolher críticas bastante positivas.

A banda virtual criada por Damon Albarn, dos Blur, e pelo artista visual, Jamie Hewlett, está a superar todas as expectativas geradas, com este trabalho que privilegia a soul e o hip-hop, mas sem nunca esquecer o pop, e que conta ainda com a colaboração de vários convidados de luxo, entre os quais Vince Staples, Danny Brown, Pusha T, Jehnny Beth e Noel Gallagher.

Humanz conta, ao todo, com 20 faixas – são 26 na edição deluxe – e como que justifica os seis anos de espera por um novo trabalho de originais a que os fãs estiveram sujeitos. The Fall, editado em 2011, havia sido o último disco lançado pela banda.

Apesar da temática expressamente política, Albarn já assumiu que evitou abordar diretamente o nome de Donald Trump. E conseguiu. Uma das provas disso mesmo é o tema ‘Let Me Out’, que lhe propomos ouvir.

Para fechar as nossas sugestões musicais para a semana, prosseguimos com ‘Damn.’, o quarto álbum de estúdio do cantor de hip hop norte-americano Kendrick Lamar. Este novo trabalho foi lançado no passado dia 14 de abril e apresenta-se como sucessor de ‘To Pimp a Butterfly’, editado em 2015, e do mini-álbum ‘untitled unmastered’, de 2016.

Ao contrário dos registos anteriores de Kendrick Lamar, este recente não conta com muitas colaborações de outros artistas, mas tem dois que valem por muitos. São eles Rihanna, no tema ‘Loyalty’, e a conceituada banda U2, que participam em “XXX”.

‘Damn.’ ainda agora saiu e já está a bater recordes de vendas. Segundo o ranking da ‘Billboard’, por exemplo, este trabalho de Kendrick Lamar vendeu mais de 600 mil cópias na estreia, superando “More Life”, de Drake, o anterior líder desta tabela.

O rapper americano acertou novamente na fórmula do sucesso, mas é o seu lado mais humilde que sobressai no tema ‘Humble.’, o tão aclamado primeiro single deste novo disco, que lhe sugerimos ouvir de seguida.