Cultura

Vídeos: Ouça as músicas indicadas ao Óscar de Melhor Canção Original 2019

A 91 edição dos Óscares acontece este domingo, em Los Angeles, sem anfitrião. A polémica está instalada, mas a cerimónia mais famosa do mundo promete surpresas e espaço para alguma música.

O Óscar de Melhor Canção Original é atribuído desde 1935 e premeia as melhores contribuições musicais escritas para ilustrar e integrar um filme.

Entre as 24 categorias do Óscar, a de Melhor Canção Original está entre as mais aguardadas. Este ano, as cinco as canções nomeadas, exceto All the Stars, serão interpretadas, ao vivo, na cerimónia.

“SHALLOW”, ASSIM NASCE UMA ESTRELA – Shallow escrita por uma série de compositores conhecidos, entre os quais Lady Gaga e Mark Ronsona é favorita. Gaga cantou com Bradley Cooper, ator e realizador do filme, cuja interpretação valeu a ambos a nomeação aos Oscares de Melhor Atriz e Melhor Ator Principal. A cantora está duplamente nomeada.”Shallow” já ganhou alguns prémios, como três Grammy. Assim Nasce uma Estrela é um remake do filme de 1937 com o mesmo nome. Em 1977, o terceiro remake realizado para esta história ganhou o Oscar de Melhor Canção Original com Evergreen, cantada por Barbra Streisand.

“ALL THE STARS”, Black Panther – A canção de Kendrick Lamar e SZA ficou 21 semanas na Billboard 100, a tabela dos hits mais importante dos Estados Unidos, chegando ao 7ª lugar da lista. Se All the Stars vencer o prémio, Kendrick Lamar passará a ser dos poucos artistas a ter conseguido a proeza de ser premiado com um Óscar e um Pulitzer.

“WHEN A COWBOY TRADES HIS SPURS FOR WINGS”, A BALADA DE BUSTER SCRUGGS – Um country interpretado no filme pelos atores Tim Blake Nelson e Willie Watson. A canção marca a primeira indicação dos dois, e é a única original do filme, que também concorre a Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Figurino.

The Place Where Lost Things Go, de Marc Shaiman e Scott Wittman – O Regresso de Mary Poppins
Composta por Marc Shaiman e Scott Wittman, a música é cantada por Emily Blunt, que para muitos foi injustiçada ao não ser indicada como Melhor Atriz. O remake do clássico de 1964 com Julie Andrews, concorre também a Melhor Direção de Arte, Banda Sonora Original e Melhor Figurino.

“I’LL FIGTH”, RBG – Ao contrário das outras canções, “I’ll Fight” foi criada para um documentário – RBG é sobre Ruth Bader Ginsburg, juíza da Suprema Corte dos Estados Unidos conhecida por pertencer à ala liberal da corte. Esta canção foi escrita por Diane Warren, compositora que conta já com a décima nomeação ao Óscar de Melhor Canção Original sem nunca o ter ganho. A interpretação foi conseguida por Jennifer Hudson, cantora e atriz que em 2007 conquistou o Óscar de Melhor Atriz Secundária pelo Dreamgirls.