Off the record

Quando a beleza e o glamour ofuscam o essencial

O fenómeno não é novo. As WAGs — sigla para esposas e namoradas de desportistas — fazem parte da notícia há décadas, mas agora o seu papel mudou e as caras bonitas dos pilotos da F1 são destaque preferencial.

Hoje fazem parte da estratégia mediática influenciadoras que projetam estilo de vida, luxo e glamour.

Carlos Sainz, piloto espanhol de automobilismo que atualmente compete na F1 pela equipa Williams, trouxe à tona o debate sobre como as corridas se tornaram uma espécie de reality show para celebridades e WAGs e como os camaras procuram emoção e glamour, em vez de mérito desportivo.

Em entrevista ao programa de rádio El Partidazo de Cope, Sainz confessou que compreende o interesse das câmaras por momentos de emoção ou pela presença de convidados de renome, mas “o essencial é a corrida”. Lamentou que no último Grande Prémio de Singapura muitas das suas ultrapassagens e o duelo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton não tenham sido devidamente transmitidas. “Perderam-se muitas coisas. Acho que exageram com os famosos e as companheiras. O essencial é a corrida”, afirmou.

Na realidade, durante a transmissão do referido Grande Prémio, foram várias as ocasiões em que, durante a corrida, foram filmadas, por exemplo, a noiva de George Russell, vencedor da corrida, ou a atriz portuguesa Margarida Corceiro, namorada de Lando Norris.

Ao que parece, a Fórmula 1 está a tornar-se num espetáculo à parte, onde a beleza e a emoção romântica começa a competir com a emoção desportiva.

Nas últimas temporadas, as transmissões televisivas transformaram as companheiras dos pilotos no destaque do campeonato. Imagens de abraços e beijos, lágrimas e reações nas boxes, misturaram-se com curvas e contra curvas, atraindo públicos que vão além dos fãs do automobilismo.

Mas o próprio Sainz também já contribuiu para isso. O seu relacionamento com Rebecca Donaldson, modelo e empresária escocesa, deu ao espanhol uma repercussão mediática a todos os níveis.

Séries e documentários como “Fórmula 1: A Emoção de um Grande Prémio” (Netflix) mostraram grandes romance e grandes emoções por trás do piloto.

A bela Margarida Corceiro, de 20 anos, namorada de Lando Norris, da equipa McLaren, está entre as mais visíveis nas transmissões televisivas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FORMULA 1® (@f1)

Foto: Reprodução Instagram Margarida Corceiro