O fenómeno não é novo. As WAGs — sigla para esposas e namoradas de desportistas — fazem parte da notícia há décadas, mas agora o seu papel mudou e as caras bonitas dos pilotos da F1 são destaque preferencial.
Hoje fazem parte da estratégia mediática influenciadoras que projetam estilo de vida, luxo e glamour.
Carlos Sainz, piloto espanhol de automobilismo que atualmente compete na F1 pela equipa Williams, trouxe à tona o debate sobre como as corridas se tornaram uma espécie de reality show para celebridades e WAGs e como os camaras procuram emoção e glamour, em vez de mérito desportivo.
Em entrevista ao programa de rádio El Partidazo de Cope, Sainz confessou que compreende o interesse das câmaras por momentos de emoção ou pela presença de convidados de renome, mas “o essencial é a corrida”. Lamentou que no último Grande Prémio de Singapura muitas das suas ultrapassagens e o duelo entre Fernando Alonso e Lewis Hamilton não tenham sido devidamente transmitidas. “Perderam-se muitas coisas. Acho que exageram com os famosos e as companheiras. O essencial é a corrida”, afirmou.
Na realidade, durante a transmissão do referido Grande Prémio, foram várias as ocasiões em que, durante a corrida, foram filmadas, por exemplo, a noiva de George Russell, vencedor da corrida, ou a atriz portuguesa Margarida Corceiro, namorada de Lando Norris.
📸 En la @F1, la realización se centra en sacar a los famosos y a las novias de los pilotos
🗣️ @Carlossainz55 opina de esta moda, en @partidazocope
🤦 “El fin de semana pasado no sacaron ninguno de los cuatro adelantamientos que hice al final”
📻 #PartidazoCOPE pic.twitter.com/jlv5xaDRNg
— El Partidazo de COPE (@partidazocope) October 7, 2025
Ao que parece, a Fórmula 1 está a tornar-se num espetáculo à parte, onde a beleza e a emoção romântica começa a competir com a emoção desportiva.
Nas últimas temporadas, as transmissões televisivas transformaram as companheiras dos pilotos no destaque do campeonato. Imagens de abraços e beijos, lágrimas e reações nas boxes, misturaram-se com curvas e contra curvas, atraindo públicos que vão além dos fãs do automobilismo.
Mas o próprio Sainz também já contribuiu para isso. O seu relacionamento com Rebecca Donaldson, modelo e empresária escocesa, deu ao espanhol uma repercussão mediática a todos os níveis.
The emotion of a race win ❤️#F1 #SingaporeGP pic.twitter.com/XNPBTg3oLv
— Formula 1 (@F1) October 5, 2025
Séries e documentários como “Fórmula 1: A Emoção de um Grande Prémio” (Netflix) mostraram grandes romance e grandes emoções por trás do piloto.
A bela Margarida Corceiro, de 20 anos, namorada de Lando Norris, da equipa McLaren, está entre as mais visíveis nas transmissões televisivas.
Ver esta publicação no Instagram
Foto: Reprodução Instagram Margarida Corceiro
