Atualidade

Faz hoje 25 anos que Michael Schumacher se estreou na Fórmula 1

Michael Schumacher é um dos nomes grandes da Fórmula 1. O piloto alemão, que continua a lutar pela vida desde que sofreu um acidente numa estação de esqui nos Alpes franceses, há dois anos e meio, começou a sua carreira faz esta quinta-feira, dia 25 de agosto, precisamente 25 anos.

Então um jovem, de 22 anos, Schumacher estreou-se na pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Foi a sua primeira vez na principal categoria do automobilismo mundial.

Na altura estava apenas a substituir o belga Bertrand Gachot, preso por envolvimento num acidente de trânsito, no seu carro 191, o primeiro modelo da Jordan da temporada de 1991 de F1. Mas a sua prestação impressionou Flávio Briatore, chefe da Benetton, empresário italiano e conhecido nome da Fórmula 1.

1michael_schumacher1

O alemão ficou em 7º lugar, a melhor posição conquistada pela Jordan nesse ano, e Briatore demitiu um piloto (o brasileiro Roberto ‘Pupo’ Moreno) para contratar Schumacher.

Michael passou a fazer dupla com o tricampeão Nelson Piquet. Quem acabou por vencer a prova, a 25 de agosto de 1991, foi a estrela brasileira Ayrton Senna, da McLaren. Piquet ficou em terceiro lugar.

Nada que impedisse o alemão de ter uma brilhante carreira na Fórmula 1. Ainda é o maior campeão, com sete títulos. Daí ser normal a atenção que recebe, mesmo quando se trata da possibilidade de conduzir o mesmo carro que pertenceu a Schumacher.

Nunca sofreu acidentes graves durante a sua carreira e, ironicamente, aconteceu-lhe o pior quando estava de férias. Em dezembro de 2013 caiu quando esquiava. Apesar de estar com capacete, sofreu lesões neurológicas graves e o seu estado ainda é muito reservado.

A carreira permitiu-lhe juntar uma fortuna de quase 710 milhões de euros. Mais de 12 milhões já foram gastos nos tratamentos médicos. As últimas notícias apontam para uma ligeira recuperação do maior piloto de todos os tempos.

Reveja aqui a prova onde Schumacher se estreou na Fórmula 1: