Atualidade

Luis Enrique dedica vitória futebolística à filha que faleceu de cancro

O Paris Saint-Germain, comandado pelo técnico Luis Enrique, fez história este sábado ao vencer a Inter de Milão por 5 a 0.

Esta foi a vitória mais emocionante para Luis Enrique, que conduziu o PSG à conquista da UEFA Champions League: um momento dedicado à sua filha Xana.

Após o apito final, um momento de muita emoção aconteceu no estádio: Xana, a filha falecida de Luis Enrique, foi lembrada e homenageada. O treinador vestiu uma camisola para recriar a cena quando ainda era jogador do Barcelona e conseguiu o mesmo feito, em 2015, onde festejou na altura com a sua pequena Xana. Desta feita, apenas a bandeira era do PSG, mas a Xana estava ali.

A menina morreu em 2019, com apenas nove anos de idade, de osteossarcoma, um tipo de cancro ósseo que afeta principalmente crianças e adolescentes.

No meio de cânticos, aplausos e abraços, todos os olhos se voltaram para a faixa nas arquibancadas da Allianz Arena, em Munique. E no meio da emoção coletiva, uma imagem em movimento se desenrolou: uma fotografia de Xana. Nela, a menina aparece de costas, vestindo a camisa do Paris Saint-Germain, enquanto o seu pai está ao lado dela. O treinador, agachado, segura a bandeira do clube e presta homenagem à sua filha num gesto de ternura e respeito.

Entre os presentes estava a sua mulher, Elena Cullell, com quem casou em dezembro de 1997, e os filhos, Pacho e Sira.

A Xana está com a família e todos os amigos todos os dias, seja ganhando ou perdendo, seja acordando de bom ou mau humor. Quando você ama alguém de coração, essa pessoa está sempre contigo, está sempre com a minha família. Hoje, tenho certeza de que ela estaria correndo por aqui, embora fosse um pouco mais velha, mas tudo bem. É um dia muito bonito, e partilhá-lo com toda a família, com os amigos, e poder partilhá-lo com todos os fãs, bem, é lindo“, disse Luis Enrique ao microfone.

A Xana está comigo na vitória e ainda mais na derrota. Não é altura para estar triste. A tarja foi muito bonita e agradeço-o“, acrescentou.

Em janeiro, antes de saber que venceria, também falou da filha e lembrou um dos momentos mais especiais que partilharam: “Tenho memórias incríveis; a minha filha adorava festas. Lembro-me de uma foto incrível que tenho com ela, na final da Liga dos Campeões em Berlim, depois de conquistar o título, colocando uma bandeira do Barça no meio do campo. Espero poder fazer o mesmo com o PSG. Minha filha não estará lá fisicamente, mas estará lá espiritualmente. E isso, para mim, é muito importante“.

A filha Sira Martínez, quis prestar uma homenagem pessoal e usou uma camisola com o nome da falecida Xana nas costas. A morte da menina a 29 de agosto de 2019 atingiu duramente toda a família, mas que faz de tudo para que a sua memória permanece viva.