Atualidade

Onda de solidariedade abraça dor de Luis Enrique pela morte da filha

A morte da filha do técnico e ex-futebolista espanhol Luis Enrique, chocou o mundo em geral e em particular a sociedade espanhola.

Foi uma batalha que durou cinco meses dilacerantes, que teve um resultado trágico esta quinta-feira, 29 de agosto.

Casado há duas décadas com a economista Elena Cullell, Luis Enrique e a mulher sempre optaram pela discrição, e por isso o antigo jogador optou por comunicar nas redes sociais a morte da filha, vítima de um osteosarcoma, um cancro ósseo voraz.

A nossa filha Xana faleceu esta tarde com a idade de nove anos, depois de lutar cinco intensos meses contra um osteosarcoma. Agradecemos todas as manifestações de carinho recebidas durante estes meses e agradecemos a discrição e a compreensão. Também agradecer à equipa dos hospitais Sant Juan de Deu e Sant Pau pela dedicação e cuidado, aos médicos, enfermeiras e a todos os voluntários. Com uma menção especial à equipe de cuidados paliativos de Sant Juan de Deu”.

Vamos sentir muito a tua falta, mas pensaremos em ti todos os dias das nossas vidas com a esperança de que no futuro nos voltaremos a encontrar. Serás a estrela que guiará a nossa família“, contou, partilhando assim a sua dor.

A doença da criança era conhecida na comunidade futebolística, mas nunca saiu na imprensa, que sempre respeitou a intimidade da família. Um respeito que Luis Enrique conquistou.

O ex-jogador de futebol renunciou ao cargo que ocupava de selecionador da equipa espanhola em junho passado, para se dedicar totalmente à pequena Xana Martínez.

A Federação Espanhola de futebol anunciou esta sexta-feira que cancelou as conferências de imprensa dos selecionadores Robert Moreno e Luis de la Fuente (sub-21), em sinal de respeito a Luis Enrique. O órgão máximo do futebol espanhol pediu ainda que se faça no fim-de-semana um minuto de silêncio em todas as partidas oficiais disputadas no país.

Família
A família reside em Gavà, um município espanhol na região de Bajo Llobregat, perto de Barcelona, numa casa com vista para o mar.

Elena é um pilar fundamental na vida do ex-atleta. Estudou no seletiva escola francês Lyceum Bon Soleil de Gavà e formou-se em Economia em Barcelona. Foi comissária de bordo e apaixonou-se de tal forma pelo marido que demorou apenas alguns meses a subir ao altar. Elena Cullell e Luis Enrique casaram durante as férias de Natal de 1997, perante 200 convidados na basílica de Santa María del Mar, em Barcelona.

Cristina Serra, mulher de Pep Guardiola, é uma das suas melhores amigas.

Desta união nasceram três filhos: Pacho, 20 anos; Sira, de 18; e a pequena Xana, de 9 anos.