Haiti é o novo romance de João Pedro Marques, que transforma, mais uma vez, um episódio histórico numa narrativa literária única.
A Guerra de Independência do Haiti serve de cenário ao novo e apaixonante livro de João Pedro Marques. Mais do que um romance histórico, Haiti, publicado pela Porto Editora, é um retrato vívido daquele território no final do século XVIII, com destaque para o impacto da revolução no contexto colonial e nas mentalidades da época.
Com uma escrita cativante e rigor histórico apurado, o autor convida o leitor a mergulhar num dos episódios mais marcantes, violentos e pouco explorados da história: a única revolução de escravizados que resultou no nascimento de um país livre.
A obra entrelaça os destinos de personagens europeias e haitianas num enredo marcado por conflitos sociais, intrigas políticas e dilemas morais. No centro da narrativa está a história de uma família, afetada por tensões raciais e culturais, que espelha os contrastes e convulsões de uma época de mudança profunda. Assim, o escritor volta a equilibrar o detalhe factual com o drama humano, proporcionando uma leitura simultaneamente educativa e emocionante.
SOBRE O LIVRO
Haiti
A jovem Joséphine vive uma vida tranquila em Saint-Domingue, protegida pelo amor e pela riqueza de seu pai, Honoré de Beauregard, dono de prósperas plantações naquela colónia francesa. Prestes a casar-se com o homem que ama, tudo lhe corre de feição e o futuro parece-lhe promissor. Todavia, a Revolução Francesa e o dramático impacto que tem naquele território onde a beleza das paisagens apenas encontra par nos ventos de mudança que sopram de França alterarão para sempre a vida de pai e filha. É assim que Joséphine e Honoré se veem mergulhados nos conflitos políticos e nas revoltas de escravos que marcaram aquele lugar no final do século XVIII. Entre plantações incendiadas e planos para mudar uma sociedade muito estratificada, na qual tantos trabalhavam para tão poucos, esta família irá passar por dificílimas provações. Ao lado de personagens reais, como Toussaint Louverture, e de outras que, sem terem existido, poderiam bem ter vivido nas cidades e plantações daquela que era, então, a mais rica colónia do mundo, sobreviver torna-se a derradeira missão de cada dia. Baseado numa cuidada investigação histórica, João Pedro Marques – autor de Uma Fazenda em África – leva o leitor aos dias tumultuosos e sangrentos que antecederam o nascimento de um novo país, o Haiti, não deixando de mostrar que, mesmo em períodos de tremenda insegurança e de indizível horror, os sentimentos fundamentais, como o amor de um pai por uma filha, subsistem e podem ser a chave para salvar aqueles que amamos.
Páginas: 252
PVP: 17,75€
SOBRE O AUTOR
João Pedro Marques
João Pedro Marques nasceu em Lisboa, em 1949. Foi professor do ensino secundário e, depois, durante mais de duas décadas, investigador do Instituto de Investigação Científica Tropical e Presidente do Conselho Científico desse Instituto, em 2007-2008. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou durante a década de 1990, é autor de dezenas de artigos sobre temas de história colonial, e de vários livros, dois dos quais publicados em Nova Iorque e Oxford (The Sounds of Silence, 2006; e, em coautoria, Who Abolished Slavery? A debate with João Pedro Marques, 2010). Em 2010 a Porto Editora publicou o seu primeiro romance, Os Dias da Febre, ao qual se seguiram, em 2012, Uma Fazenda em África (que, com várias edições, constituiu um dos grandes sucessos do ano), em 2014, O Estranho Caso de Sebastião Moncada, em 2015, Do Outro Lado do Mar, em 2017, Vento de Espanha, em 2019, A Aluna Americana, em 2021, O Prazer de Guiar e, em 2023, Até ao Fim da Terra.