Atualidade

Francisco Penim apresenta primeiro livro sobre o Amor e surpreende

O espaço Chiado Café Literário, em Alcântara, Lisboa, foi pequeno para a apresentação do primeiro romance do diretor adjunto de programação da CMTV, que decorreu ao fim da tarde desta segunda-feira, juntando a presença de muitos familiares e amigos, com destaque para os pais e as mulheres da sua vida.

‘Primeiro Sendo’ é a primeira obra de Francisco Penim, de 51 anos, que decidiu assumir a veia de escritor para falar de um dos sentimentos mais puros. “É um livro de amor, feito com amor, feito por amor, feito para transmitir amor, para passar esse amor”, referiu o autor.

A publicação encerra a história de um primeiro amor entre as personagens Rita e Martim, que terão alguns obstáculos a ultrapassar para provarem a sua paixão. Tudo acontece em Vila Franca de Xira, entre os anos 80 e os tempos de hoje, e o jornalista Pedro Mourinho, responsável por apresentar o evento, considera que este é um livro escrito para mulheres.

E a verdade é que Penim assumiu ser “muito gaja” e que sente “mais emoção, mais romantismo do que vê em muitos homens”, querendo partilhar parte dessa diferença no romance, mas espera que todos, sem distinção de género, retirem algo em comum, acreditando que pode ser uma motivação para “nos amar uns aos outros”.

Entre os convidados, muitos foram os que se mostraram surpreendidos com a veia mais romântica de Francisco, como sublinhou Maya. “Surpreende-me com a intensidade que ele colocou no romance, estamos habituados a um Francisco muito sensível, mas também bastante pragmático. Conhecemos um Francisco que escolhe não aquilo que ele gostaria, mas aquilo que ele acha que está certo. Esta sensibilidade, este lado mais solto e mais homem do que jornalista surpreendeu-me”, declarou a apresentadora e taróloga.

Para Paula Soares, a atual mulher de Francisco, espantou a dedicação com que o marido se entregou à escrita, embora reconheça que “ele é um homem genuíno e romântico”, um lado que poucas pessoas conhecem. “É um homem com quem qualquer mulher gostaria de casar”, acrescentou, sem medo da concorrência.

Já Clara de Sousa, ex-mulher de Francisco, sempre o viu como “um homem profundamente romântico” e que, por isso, assinar um romance é “a cara dele”.

A ex-mulher do autor, Clara de Sousa, com a filha em comum, Maria

Tó Zé Brito conhece o autor “há muitos anos” e não teve dúvidas em notar que “o livro tem tudo a ver com o Francisco”, que “é uma pessoa afetuosa, que preza muito a amizade e as relações humanas”, enquanto Sérgio Rosado garantiu que “este livro vai ser um sucesso”.

‘Primeiro Sendo’ foi muito emotivo e duro de escrever, reconheceu o anfitrião. Isto porque “é difícil conviver com as ações de outras pessoas, e as pessoas nascem dentro de mim, estão dentro de mim.

A capa tem cinco pedras e um fósforo e significa a palavra ‘AMO-TE’. As pedras simbolizam cada letra e o fósforo remete ao coração que palpita em chamas pelo amor da personagem, uma temática que promete um segundo livro já na mente do novo escritor.

No evento estiveram ainda presentes Nelson Rosado, Jorge Calado, Paulo Futre, Nuno Eiró, Nuno Graciano, Fernando Pereira, Lara Afonso, Paulo Sousa e muitas caras da estação do canal 8. Veja as fotos:

 

Fotos: César Lomba