Atualidade

Princesa Leonor compromete-se com os seus deveres de herdeira ao trono

Leonor de Borbón e Ortiz completou esta terça-feira, dia 31 de outubro, 18 anos de vida. A Princesa das Astúrias, herdeira do trono espanhol, atingiu a maioridade, e por isso, conforme estava definido pelo artigo 61.º da Constituição espanhola, jurou a Constituição. Apoiada pelos pais, Felipe VI e Letizia, e pela irmã Sofia, perante as Cortes Gerais e as altas individualidades no Congresso dos Deputados, em Madrid, a princesa comprometeu-se com os seus deveres.

Leonor prometeu cumprir os seus deveres, as leis e ser leal ao rei, desempenhando assim o papel que lhe foi atribuído à nascença. “Juro cumprir fielmente as minhas funções, manter e defender a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autónomas e a lealdade ao Rei”, referiu enquanto colocava a mão sobre a Carta Magna.

No Pátio da Artilharia do Palácio Real a Guarda Real tocou o hino e na Catedral de Almudena, uma salva de 19 tiros de canhão assinalava o solene momento.

Depois da cerimónia do juramento seguiu-se no Congresso dos Deputados, a entrega do Colar da Real e Distinta Ordem de Carlos, no Palácio Real e a promessa que o Rei Felipe VI fez à filha: “Não estarás sozinha no teu caminho“.

Tal como o seu pai há 37 anos, a princesa assinou o Livro de Honra e passou à sessão de cumprimentos.

A cerimónia foi encerrada pelo majestoso desfile militar acompanhado pelo povo pelas ruas de Madrid, que se engalanou para celebrar este dia, até ao Palácio da Zarzuela.

A partir deste momento Leonor já poderá ser proclamada rainha caso haja necessidade.

Vestida para um grande dia

Para a ocasião Leonor optou por vestir um fato branco feito à medida pela Sastrería Serna, empresa centenária de Madrid que também confecionou o uniforme do então Príncipe Felipe no dia do seu casamento.

A princesa também escolheu uns confortáveis sapatos brancos, da marca Lodi. O monocromático do look só foi quebrado pelo vermelho da insígnia Tosão de Ouro que recebeu do seu pai, em janeiro de 2018.

Como acessórios usou uns brincos da Gold&Roses, em ouro rosa de 18 quilates, ouro branco e pedras preciosas, que o cabelo apanhado num rabo de cabalo deixavam perceber.

Foto: Casa de S.M. el Rey