Atualidade

‘God Save the King’ foi cantado hoje pela 1ª vez em 70 anos

Após morte da Rainha, ‘God Save the King’ foi cantado pela 1ª vez em 70 anos, marcando o início do reinado de Carlos III, filho mais velho da monarca.

O hino oficial do Reino Unido regressou à letra original e foi ouvida oficialmente pela primeira vez em 70 anos esta tarde, na cerimónia que teve lugar na Catedral de São Paulo, em Londres.

Há 70 anos, a duração do reinado de Isabel II, que o hino era entoado com a letra “God save the Queen”. A letra permaneceu a mesma na essência, mas as menções à “rainha” foram substituídas por “rei”, além de “ela” e “dela”, trocadas por “ele” e “dele”. O autor da música é desconhecido, mas pensa-se ter sido composta por John Bull, em 1619. As palavras e o título são adaptados conforme o género do monarca.

Carlos é oficialmente o novo rei de Inglaterra

Carlos III é oficialmente o novo rei de Inglaterra e sucede à mãe, a rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira, 8 de Setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia.

No primeiro discurso enquanto Rei do Reino Unido, o monarca enalteceu a vida bem vivida de Isabel II e prometeu “defender os princípios constitucionais” do país.

Dirijo-me a vós com profundo pesar. Ao longo de toda a vida, Sua Majestade, a Rainha, a minha querida mãe, foi uma inspiração e um exemplo para mim e para toda a minha família.

Devemos-lhe a mais sentida dívida. Qualquer família pode estar em dívida à respetiva mãe, pelo amor, pela afetuosa orientação, compreensão e exemplo.

Onde quer que vivam, no Reino Unido ou reinos e territórios em todo o mundo e quaisquer que sejam os vossos antecedentes ou crenças, empenho-me em continuar a servir-vos com lealdade, respeito e amor, como tenho feito ao longo da minha vida.

A minha vida vai mudar, claro, à medida que for assumindo as minhas novas responsabilidades. Já não me será possível despender de tanto tempo e energias às instituições sociais que me são tão caras. Sei, no entanto, que este importante trabalho irá continuar, em mãos confiáveis de outros“, referiu Carlos III no discurso que foi gravado na sala em que Rainha costumava gravar mensagens de Natal.

O primogénito de Isabel II falou ainda que Camilla, a rainha consorte, estará à altura do desafio. Expressou o amor pelos filhos, pelo herdeiro, William, que agora assume o título de Príncipe de Gales e também por Harry e Meghan, que continuam a construir a sua vida no exterior.

À minha querida mamã quero deixar apenas obrigado“, disse o novo rei no final do primeiro discurso à nação.

Carlos é proclamado rei este sábado, aos 73 anos, no Palácio de St. James. Não se sabe ainda qual será a data da cerimónia de coroação.