Off the record

Carlos III é o novo rei do Reino Unido

O filho mais velho de Isabel II, que em novembro completa 74 anos de vida,  emitiu uma declaração como novo soberano, expressando a sua dor pela morte da mãe.

Já como Sua Majestade o Rei, Carlos III, emitiu uma declaração logo após o anúncio da morte da mãe, a Rainha Isabel II, mostrando a sua dor e a da sua família na carta que reproduzimos:

A morte da minha amada mãe, a rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família.

Lamentamos profundamente o falecimento de uma amada Rainha e de uma mãe muito amada. Eu sei que a sua perda será muito sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth e por inúmeras pessoas ao redor do mundo.

Durante este período de luto e mudança, a minha família e eu seremos confortados em saber o respeito e o grande carinho com que a Rainha era amplamente considerada“.

Estas palavras marcam o início de uma nova era com Carlos III no trono. Amanhã, sexta-feira, o rei e sua esposa, a rainha consorte de Inglaterra Camilla Parker-Bowles, viajarão para Londres. Recorde-se, que ainda como Príncipe de Gales, Carlos de Inglaterra foi o primeiro a chegar a Balmoral com Camila, para acompanhar a mãe nas suas últimas horas.

Carlos é protagonista de uma das histórias de amor com um final infeliz. Vários filmes, telefilmes, biografias autorizadas ou não e o imaginário coletivo contribuíram para isso. O seu casamento com Lady Diana Spencer e o divórcio, fizeram manchetes em todo o mundo.

Foram reveladas mensagens nada edificantes para um rei, como aquelas em que o príncipe Carlos disse à sua amante de então, Camila Parker Bowles, que queria ser o seu Tampax. Quem não se lembra da entrevista de Lady Di à BBC onde afirmava que “éramos três no meu casamento, uma multidão”?

No entanto o príncipe chega ao trono com uma boa imagem.

Amante da agricultura orgânica e da natureza, conseguiu a estabilidade que não teve na juventude junto da mulher que sempre amou.