Atualidade

Meghan estreia podcast com celebridade mas fala essencialmente de si própria

Meghan Markle e o príncipe Harry anunciaram uma “parceria de vários anos” entre o Spotify e a sua produtora Archewell Audio em 2020. Finalmente aconteceu e o primeiro episódio do podcast Archetypes foi apresentado esta terça-feira, 23 de agosto.

A primeira convidada da Duquesa de Sussex foi a amiga de longa data e campeã de ténis Serena Williams, considerada uma das maiores atletas de todos os tempos, bem como uma professora da universidade de Berkeley. Houve também uma breve aparição do príncipe Harry para cumprimentar a convidada.

A ex-atriz abriu começou logo por dizer que se sentiu “furiosa” como uma menina de 11 anos, quando viu uma publicidade da Procter & Gamble que anunciava um sabonete líquido apenas para mulheres. “Despertar para as milhões de maneiras, grandes e pequenas, que a nossa sociedade tenta encaixotar as mulheres, segurar as mulheres, dizer às mulheres quem e o que elas devem e podem ser. Essa realidade, e nos últimos anos, o meu desejo de fazer algo sobre isso cresceu. A minha voz de 11 anos também ficou um pouco mais confiante – talvez um pouco mais alta“, sublinhou.

Pouco se falou de Serena, Meghan falou essencialmente de si própria. A conversa girou em torno da ambição – uma “palavra suja quando se trata de mulheres”. “Não me lembro de ter sentido pessoalmente a conotação negativa por trás da palavra ‘ambiciosa’ até começar a namorar o meu agora marido“, disse a duquesa de Sussex, de 41 anos. “E, aparentemente, ambição é, uh… uma coisa terrível, terrível, para uma mulher que é – de acordo com alguns. Então, desde que eu senti a negatividade por trás disso, é muito difícil não sentir isso (…).

Meghan e Williams também partilharam histórias pessoais sobre as lutas que enfrentaram como mães e a certa altura, a duquesa contou como o seu filho Archie escapou por pouco de um incêndio no seu quarto, quando viajou com os pais para a turnê à África do Sul.

Archie tinha pouco mais de quatro meses, quando acompanhou os pais. O bebé ficou na residência enquanto Markle foi a um encontro oficial. “Estava de pé num tronco de uma árvore a discursar para mulheres e raparigas. Quando terminei, entrámos no carro e dizem-me que houve um fogo na residência. Que tinha começado um incêndio no quarto do bebé”, contou.

Voltámos para a Lauren, a nossa incrível ama, e ela estava em lágrimas. Ela deveria ter deitado o Archie para a sesta, mas decidiu ir primeiro comer qualquer coisa no piso de baixo”. A ama tinha o hábito de transportar o bebé sempre consigo. “Foi quando o aquecedor no quarto pegou fogo e não havia qualquer detetor de incêndio. Foi quando perceberam que estava a arder e apagaram o fogo”.

Markle encontrou toda a equipa em lágrimas e em stress. “E agora, o que era suposto nós fazermos? Sairmos e irmos para o evento oficial seguinte? Disse que isso não fazia qualquer sentido”, explicou.

Pediu que o incidente fosse tornado público, mas tal foi-lhe recusado. “E tivemos que deixar o nosso bebé, apesar de nos terem mudado de casa. Tivemos que o deixar e viajar até ao outro compromisso oficial”, revelou.

Serena comentou: “Eu não conseguiria ter feito isso. Teria recusado”. “Pois”, rematou Meghan em tom de crítica.

Fontes reais e especialistas notam que o casal teria sempre a decisão final sobre a ida ou não ao evento.

Os críticos não pouparam a mulher de Harry do que ouviram no tão aguardado podcast. “Todas as mulheres têm ou já tiveram uma amiga como a Meghan: uma que se intromete em todos os relatos, com uma história pessoal — só que a sua é sempre mais longa e mais importante”, escreveu Celia Walden, do “Daily Telegraph”.

Autoelogios e egocentrismo foram as acusações mais assinaladas a Meghan.

O disparatado novo podcast da Duquesa de Sussex prometia ‘rasgar as caixas em que as mulheres têm sido colocadas há gerações’. Pelo que ouvimos no primeiro episódio, não irá fazer nada disso”, disse James Marriott, do “The Times”.

O Harry foi empurrado para os bastidores, para que Meghan possa concentrar-se a falar sobre si própria”, lê-se no “The Spectator”. “A primeira convidada é Serena Williams, mas os entusiastas do ténis que ouvirem o podcast podem ficar desapontados. O podcast é todo ele sobre a Meghan e demora cerca de 11 minutos até que Serena possa conseguir dar uma palavrinha nas margens (da conversa)”.