Atualidade

Nova polémica envolve Meghan Markle e a sua última ambição

A Duquesa de Sussex enfrenta um desafio na justiça ao tentar registrar o nome do seu novo projeto, um podcast feminista chamado ‘Archetypes’.

Meghan Markle abriu um processo pedindo a patente de uma palavra que está há mais de 400 anos nos dicionários da língua inglesa. A mulher do Príncipe Harry pretende ter os direitos do uso da palavra “archetypes” (“arquétipos”), após usá-la para batizar o seu novo podcast.

Já se passaram mais de dois anos desde que Meghan e Harry anunciaram a decisão de deixar os seus papéis na família real britânica e de se tornarem financeiramente independentes. Os negócios que fizeram até agora foram baseados em ações solidárias através da sua Fundação Archewell, que passam por grupos de apoio emocional, um império educacional multimídia e um site de bem-estar.

Também realizaram alguns investimentos em empresas privadas. Um dos mais recentes projetos do casal estava intimamente ligado ao campo dos podcasts e, foi alguns meses após a saída da Casa Real Britânica que foi anunciado um acordo multimilionário com a plataforma Spotify. O duque e a duquesa de Sussex planeavam produzir conteúdo em formato de podcast, mas após aparentes discrepâncias com a empresa, nunca publicaram nada até hoje.

Agora Meghan Markle decidiu lançar o seu próprio podcast e vai fazê-lo no Spotify.

Conforme explicado no comunicado que lançou a plataforma de áudio e música há algumas semanas, Meghan Markle analisará os rótulos que tradicionalmente são atribuídos às mulheres. Para isso, “ela vai conversar com historiadores e especialistas para descobrir as origens desses estereótipos e ter conversas sem censura com mulheres”.

“Este é o Archetypes, o podcast onde dissecamos, exploramos e subvertemos os rótulos que tentam parar as mulheres”, disse a própria Duquesa no trailer divulgado pela Archewell Audio.

A decisão do nome do podcast em questão não foi isenta de controvérsias.

Conforme explicado pelo ‘Daily Mail’, a esposa do príncipe Harry teria apresentado um pedido ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos no mês passado para registrar o uso de ‘Arquétipos’ e vinculá-lo exclusivamente ao seu podcast. No entanto, outras empresas que usam a palavra nos seus nomes.

Meghan enfrenta um verdadeiro desafio na justiça. Se tiver sucesso, terá os direitos do uso da palavra em serviços de entretenimento, como podcasts, séries de áudio e vídeo na web, streaming e performances ao vivo.

A justiça dirá quem está certo e, enquanto isso, Meghan Markle continua focada no seu novo projeto que, conforme indicado pelo referido meio, é de propriedade integral do duque e da duquesa de Sussex através do Archewell e não do Spotify, onde atuará apenas como oradora.