Atualidade

Grã-Bretanha prepara-se para a grande festa do Jubileu de Platina da Rainha

A Grã-Bretanha prepara, com toda a pompa e circunstância, o Jubileu de Platina, que marca os 70 anos de reinado da Rainha Isabel II.

A monarca britânica, de 96 anos, que em fevereiro marcou sete décadas no trono, será homenageada durante quatro dias, de quinta-feira, 2 a domingo, 5 de junho. Isabel II tornou-se a rainha da Grã-Bretanha e de mais de uma dúzia de outros reinos, incluindo Canadá, Austrália e Nova Zelândia, com a morte do seu pai, o rei George VI, a 6 de fevereiro de 1952.

As comemorações pretendem superar todos os acontecimentos anteriores.

O eventos serão pagos com doações e fundos privados, que vão desde o tradicional ‘Trooping the Colour’, um desfile militar com o espetacular show aéreo no céu de Londres, até uma festa para 22 mil pessoas com o presença de grandes personalidades do país.

A rainha deve fazer uma aparição na varanda do Palácio de Buckingham para cumprimentar a multidão, embora dois membros da família real – o seu filho, o príncipe Andrew e o neto, o príncipe Harry – estejam ausentes.

Sábado, as festividades coincidem com o primeiro aniversário de Lilibet Diana, a filha de Harry e Meghan Markle, que a rainha conhecerá nesse dia. Isabel II faltará a um dos eventos equestres preferidos, o Derby de Epson, para estar com a bisneta.

A menina é a primeira descendente da Coroa a não nascer no Reino Unido no último século.

Harry e Meghan confirmaram que viajarão no fim de semana, com os filhos Lilibet e Archie, para o Reino Unido, alojando-se em Frogmore Cottage, a casa que possuem perto do Castelo de Windsor. O casal estará sexta-feira, na missa de ação de graças na catedral de St. Paul, em Londres.

O programa do Jubileu inclui ruas engalanadas, muitas festa e eventos, mas não se sabe a quais é que Isabel II comparecerá, por causa dos seus problemas de mobilidade.

Domingo, após a procissão que percorrerá as ruas de Londres e antes do hino nacional, Ed Sheeran cantará o tema “Perfect” em homenagem à rainha e ao falecido marido, o príncipe Filipe. Ao mesmo tempo, serão projetadas imagens do casal em ecrãs gigantes.

Haverá outros momentos dedicados ao casal, inclusive uma atuação inspirada em Bollywood sobre o dia em que subiu ao altar, em 1947. O espetáculo incluirá um bolo de casamento de seis metros e 250 bailarinos.