Atualidade

Comunicado responde às duras críticas das técnicas holísticas de Mafalda Matos

As iniciativas espirituais de Mafalda Matos no Big Brother Famosos têm sido bem recebidas dentro da casa da Malveira mas, cá fora, são alvo de crítica e de gozo. Em causa estão as dinâmicas que a atriz realiza com os colegas enquanto coach holística.

Uma das vozes mais duras sobre as práticas esotéricas de Mafalda, foi a da comentadora do programa, licenciada em Psicologia, Susana Dias Ramos. “Há que ter juízo. Ela está a mexer em coisas que não tem que mexer e tem que estar quietinha. E isto perturba-me de uma forma“, referiu a comentadora na terça-feira. “Qual é o guru que não procura seguidores que sejam obcecados por ele? Daí que se abram as portas e não se fecham para as pessoas ficarem agarradas ao terapeuta“, prosseguiu. “Ela pode ser terapeuta holística, pode ser o raio que a parta, mas ela não deve mexer no subconsciente das pessoas da forma que o está a fazer“, frisou, mostrando-se bastante incomodada com o comportamento da concorrente que tratou por ‘namastreta‘.

Esta ‘namastreta’ que todos os dias faz reuniões, mexe no subconsciente das pessoas e no aparelho psíquico das pessoas, e usa expressões como ‘na Psicologia’. Na Psicologia, vírgula… Os psicólogos são aqueles que, como eu, se licenciaram e decidiram mais tarde exercer uma profissão dentro da área. Isto não é Psicologia, a Psicologia é uma ciência“, sublinhou Susana Dias Ramos.

Depois de tanta polémica à volta deste assunto, o responsável pela gestão da página de Instagram de Mafalda Matos decidiu emitir um comunicado em sua defesa. “Tendo em conta os mais recentes acontecimentos, comentários e opiniões, decidimos posicionar-nos e enfatizar os seguintes pontos: a Mafalda respeita todas as profissões e tenta, sempre que possível, construir pontes entre os vários saberes“, começa por dizer a nota.

A terapia holística visa proporcionar auto-conhecimento, consciência e conexão. A intenção não é levantar questões pessoais ou fazer terapia, mas sim mostrar novas formas de nos relacionarmos. Acima de tudo, é uma forma de estar na vida e pode ser aplicada em diferentes áreas como a Medicina, a Psicologia, a Gestão de Empresas, a Ecologia, a Educação, entre outras“, continua o comunicado.

Concluindo: “Sabemos que há opiniões divergentes em relação a este lado mais espiritual e holístico, mas deve haver espaço e liberdade para estes temas serem debatidos. Ainda que exista cepticismo, terá sempre que haver aceitação e respeito pelo próximo e pelas suas opiniões e/ou crenças. Gratos pela compreensão“. Siga a galeia e veja o comunicado: