Atualidade

Filhas de príncipe André mantêm títulos de Altezas Reais

O Palácio de Buckingham anunciou que o Príncipe André perdeu todos os seus títulos. O duque de York não poderá mais ser considerado “alteza real”, devido às acusações de índole sexual que lhe são imputadas.

O terceiro filho da rainha Isabel II é acusado no âmbito da rede pedófila montada pelo seu amigo, o milionário americano Jeffrey Epstein, que se suicidou em 2019 numa cadeia em Nova Iorque. André desmente ter conhecido a sua acusadora Virginia Roberts Giuffre, na altura com 17 anos, embora haja uma foto sua a abraçá-la pela cintura. Quem também aparece na foto é Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein, que foi condenada como sua cúmplice e recrutadora de menores.

Com a aprovação e o acordo da rainha, as afiliações militares e patronatos reais do duque de Iorque foram devolvidos à rainha. O duque de Iorque continuará a não cumprir funções públicas e está a defender-se no seu caso enquanto cidadão particular”, lê-se no comunicado emitido pelo palácio.

Uma situação que afeta não só a André, como também à sua ex-mulher, Sarah Ferguson, e às suas filhas, as princesas Beatriz e Eugenia. Até agora as três, deram o seu apoio ao Príncipe.

Sobre os títulos das jovens princesas tudo continuará igual. Ambas são tratadas como Altezas Reais devido à Carta Patente emitida há mais de um século pelo rei George V, que estipulava que todos os netos de um monarca masculino seriam Altezas Reais e Príncipes ou Princesas. O fato de o pai não poder mais usar essa denominação não afeta o título ou a posição oficial das filhas.