Cultura

Conheça as novidades e os 20 temas que vão concorrer ao Festival da Canção

Esta sexta-feira, 21 de janeiro, foram apresentadas as novidades do Festival da Canção 2022 e os 20 temas que vão a concurso.

Os Azeitona, Áurea, Agir, Maro Fábia Rebordão, FF e Syro, são apenas alguns dos nomes envolvidos neste certame.

Com um modelo semelhante aos anos anteriores, o Festival da Canção volta a envolver duas semifinais e uma grande final. As semifinais acontecem nos dias 5 e 7 de março e a final está marcada para 12 de março. Todos os programas serão realizados nos estúdios da RTP em Lisboa e, como sempre, em direto na RTP1, RTP Play e RTP Internacional. Há também programação especial na Antena 1, a rádio oficial do Festival da Canção.

Na primeira semifinal vamos encontrar a dupla Sónia Araújo e Jorge Gabriel a garantir a apresentação do espetáculo. A segunda semifinal, que decorre no dia em que a RTP celebra o seu 65º aniversário, ficará a cargo de Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato. Ao comando da
grande final estará Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. A Green Room dos três espetáculos será gerida por Inês Lopes Gonçalves.

Em cada semifinal haverão 10 canções em competição, cinco das quais se qualificarão para a final. Serão assim 10 músicas na final. O sistema de votação seguirá o modelo habitual, sendo metade da pontuação atribuída a um júri profissional e a outra metade ao voto popular.

Procura-se sucessor para The Black Mamba. As músicas já foram apresentadas e pode ouvi-las na íntegra. Escolha a sua preferida para representar Portugal em Itália: