Atualidade

Conheça os primeiros apurados para a final do Festival da Canção 2022

A primeira semifinal do Festival da Canção, onde foram apuradas as primeiras cinco canções finalistas, realizou-se este sábado, numa cerimónia apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel.

Para a final, que acontece a 12 de março, apuraram-se as seguintes canções: “Amanhã” (Quatro e Meia), “Why?” (Áurea), “Como e Bom Esperar Alguém” (FF), “Ginger Ale” (Diana Castro) e “Saudade, Saudade” (Maro).

Os votos apuraram-se entre 50% do público e 50% dos jurados, que este ano foram Dulce Pontes, Dino d”Santiago, Surma, Teresa Salgueiro, Pedro Granger, Miguel Cadete e Tatanka.

Rita Redshoes (cantando ‘Amor d’Água Fresca’, de Dina, que venceu o Festival da Canção em 1992), The Black Mamba (vencedores da edição do ano passado), e Expensive Soul com Rui Pregal da Cunha (cantando canções dos Heróis do Mar) foram os convidados da gala.

A guerra na Ucrânia não foi esquecida, com TheMisterDriver (Rafael Matos) e Aurea a fazerem subtis alusões ao conflito. Também os apresentadores enviaram, em nome do Festival da Canção, o seu “amor, carinho e solidariedade” para o povo da Ucrânia e pediram ao público que aplaudisse de pé a “incrível coragem” do povo.

O vencedor do Festival da Canção 2022 marcará presença em maio no Festival da Eurovisão, que se realiza em Turim, Itália, depois dos Maneskin terem conquistado o evento no ano passado.

Veja as fotos da primeira semifinal: