Atualidade

Polémicas assombram batizado da filha de Meghan e Harry

Os duques de Sussex ainda não mostraram ao mundo a pequena “Lili” Lilibet Diana Mountbatten-Windsor, que nasceu no dia 4 de junho, às 11h40, no hospital Santa Barbara Cottage, em Santa Bárbara, na Califórnia, nos Estados Unidos.

A família paterna também não conhece a bebé, incluindo a rainha Isabel II, que apenas conhece a bisneta através de vídeo chamadas.

Mas essa condição poderá estar prestes a mudar, pois, de acordo com a imprensa internacional e com fontes ligadas aos Sussex, o batizado de Lilibet está a ser programado para acontecer na capela de Windsor, no Reino Unido, tal como foi o do irmão  Archie Mountbatten-Windsor.

De acordo com o Daily Mail, Harry deixou as suas “intenções claras” sobre a escolha do local.

Devido às restrições da pandemia da Covid-19, o evento ainda não terá uma data definida. No entanto, se depender da tradição da realeza britânica, a cerimónia religiosa pode acontecer dentro das próximas semanas. Os filhos da família real britânica são batizados após o Santo Batismo da Igreja da Inglaterra, da qual a rainha é comandante suprema.

O que Lilibet irá vestir:

Mais uma vez, se Harry e Meghan resolverem manter a tradição, Lili usará o mesmo vestido que o irmão usou em julho de 2019.

“O Robe de Batismo Real original, feito de renda Honiton forrado com cetim branco, foi encomendado pela rainha Victoria em 1841 e usado pela primeira vez pela sua filha mais velha. Posteriormente, foi usado por gerações de batizados reais, incluindo a rainha, os seus filhos e netos até 2004, quando a rainha encomendou esta réplica feita à mão, para que o frágil traje histórico fosse preservado e para que a tradição continuasse”, explica o perfil oficial dos Sussex no Instagram.

Desde que se mudou para o Canadá, em 2020, e, meses depois, para os EUA, que o filho de Diana e Carlos de Inglaterra tem estado afastado da família. Só voltou duas vezes para à sua terra natal: uma foi para o funeral do avô, o príncipe Philip Mountbatten, que aconteceu no dia 17 de abril; e a outra, para inaugurar, no Palácio de Kensington, a estátua que marcou o que seriam os 60 anos da sua mãe.

Polémicas podem deitar por terra as intenções de Meghan e Harry

As intenções dos Duques de Sussex podem não ser realizadas. Segundo uma fonte da realeza britânica o Castelo de Windsor desistiu de patrocinar o batizado da filha mais nova de Meghan e Harry após se ter tornado público que o príncipe está a escrever um livro de memórias, com lançamento previsto para 2022, o ano do Jubileu de Platina da rainha Isabel II.

“O momento não poderia ser pior. Se Harry quer resolver os seus problemas com a família, deveria deixar o próximo ano ser concentrado no Jubileu de Platina da rainha. Ter o lançamento de um livro no mesmo período é desrespeitoso”, disse Phil Dampier.

“Um batizado de Lilibet no Reino Unido com a presença de Elizabeth II está cada vez mais improvável”, acrescentou o especialista em família real.