Atualidade

Duques de Sussex mudam-se para os EUA mas Trump não lhes facilita a vida

Dois dias após se terem desligado oficialmente da realeza britânica – o processo Megxit ficou finalmente concluído na terça-feira, 31 de março – o príncipe Harry e sua a sua mulher, Meghan Markle, mudaram-se para os Estados Unidos. Os duques revelaram sexta-feira (27), que deixaram o Canadá e foram para Los Angeles, e o presidente norte-americano anunciou este domingo, que os duques de Sussex já estavam no seu país.

Donald Trump assegurou que os Estados Unidos não vai pagar pela segurança do casal, essa verba deve ser suportada pelos próprios.

Sou um grande amigo e admirador da rainha e do Reino Unido. Foi relatado que Harry e Meghan, que deixaram o Reino, residiram permanentemente no Canadá. Agora eles deixaram o Canadá e vieram para os EUA. No entanto, os EUA não pagarão pela sua proteção de segurança. Eles devem pagar! – escreveu Trump no Twitter.

A resposta dos Sussex não se fez esperar e horas depois, um porta-voz do casal, afirmou que “o duque e a duquesa de Sussex não têm planos de pedir recursos de segurança ao governo dos EUA“. “Acordos de segurança com financiamento privado foram feitos“, acrescentou.

Não se sabe que acordos de segurança ‘privados’ são esses.

O neto da rainha Isabel II decidiu antecipar esta mudança, antes que a fronteira com o Canadá fechasse por causa da pandemia de coronavírus. A decisão de se mudar para a Califórnia veio logo depois de as autoridades canadenses terem dito que se recusariam a contribuir para o custo de protegê-las com a Polícia Montada Real do Canadá após 31 de março.

O casal usou um jato particular e deixou o Canadá com o filho Archie, de dez meses, rumo a Los Angeles, onde a mãe de Meghan, Doria, mora e onde a ex-atriz cresceu.

Desde o início do processo, que os britânicos batizaram de Megxit, que os duques mostraram vontade de “se sustentarem” sem ajudas reais, e já existem contratos lucrativos em andamento, incluindo um com a Rede Oprah Winfrey.