Atualidade

Rainha Isabel II faz a primeira viagem após a morte do marido

A rainha Elizabeth II, de 95 anos, fez a sua primeira viagem desde a morte do marido, o duque de Edimburgo, que faleceu em abril, aos 99 anos.

A monarca iniciou uma viagem de quatro dias pela Escócia por ocasião da Semana Real, na qual visitará diferentes cidades e instituições de caridade e culturais para destacar a educação, tecnologia e os esforços da comunidade escocesa para combater as mudanças climáticas, sempre na companhia do neto, William, de 39 anos.

O príncipe tornou-se nos últimos tempos um dos maiores apoios da sua avó, onde também tem assumido uma maior presença em eventos públicos e institucionais como o futuro Rei de Inglaterra.

Sorridente e com um look azul, em homenagem à bandeira escocesa e um broche de Pearl Trefoil, a Rainha mostrou mais uma vez a sua elegância.

O Príncipe William e Isabel II compareceram à tradicional Cerimónia das Chaves em Holyroodhouse, onde Lord Provost oficialmente os recebeu em Edimburgo e entregou as chaves da cidade à Rainha. Com um largo sorriso e segurando um ramo de flores, a monarca fez uma revista à Guarda de Honra acompanhada pela tradicional banda sonora composta por gaita de foles e tambores. Isabel II tem protagonizado alguns momentos de carinho com o neto, mostrando cumplicidade, sorrisos e gestos de afeto durante as cerimónias.

Durante estes dias, a monarca e o duque de Cambridge ficarão hospedados no Palácio de Holyrood. A Casa Real já comunicou que a princesa Ana também se juntará a este comitiva nos dias 30 e 1.