Off the record

Pais de Carlos Paião assistem emocionados à inauguração da estátua do filho

Foi inaugurada este sábado, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, a estátua de Carlos Paião, da autoria do escultor Albano Martins.

Compositor, intérprete e instrumentista, Carlos Paião viveu grande parte da sua vida em Ílhavo, terra natural dos seus pais, Carlos e Eufélia Paião, que fizeram questão de marcar presença neste momento emotivo.

A escultura em bronze, com 1,80 metros de altura, tem a inscrição “#emplayback” e está colocada ao nível do solo na calçada que tem o nome do cantor.

Inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano do Município de Ílhavo (PEDU), no âmbito do Plano de Ação de Regeneração Urbana de Ílhavo (PARU), a requalificação do Jardim Henriqueta Maia, que faz o enquadramento à estátua de Carlos Paião, resulta de um investimento de 1,4 milhões de euros.  Veja as fotos:

Recorde-se que foi a 26 de agosto de 1988 que Portugal viu desaparecer um dos nomes mais marcantes do panorama artístico nacional. O médico, que preferiu ser músico, morreu num violento acidente de automóvel na Estrada Nacional 1, perto de Rio Maior. Dirigia-se para um concerto em Penalva do Castelo.