Atualidade

Rainha Isabel II e Duque de Edimburgo celebram 73 anos de casamento

Foi em 1947, no dia 20 de novembro, que a princesa Elizabeth, de 21 anos, filha do então rei George VI, se casou com Filipe da Grécia.

Mal imaginava que quatro anos depois seria rainha devido à morte do seu pai. O seu reinado é o mais longo da história e o seu casamento é o mais longo que um soberano já desfrutou.

Esta sexta-feira Isabel II e o duque de Edimburgo celebram o 73º aniversário de casamento.

Uma data que o casal quis partilhar de uma forma muito especial e com a ajuda dos três dos seus oito bisnetos: George, Charlotte e Louis.

Por causa da pandemia este é o primeiro aniversário, desde há muitos anos, que Isabel e Felipe passam juntos. Desde que o duque de Edimburgo deixou as suas funções institucionais, a sua residência habitual passou a ser Sandringham, enquanto a rainha dividia o seu tempo entre Buckingham, Windsor e Balmoral, deixando a sua residência em Norfolk durante algumas semanas de dezembro a fevereiro, que marca o Natal a o aniversário da morte do seu pai, período que gosta de passar na privacidade e sem eventos públicos.

Mas o coronavírus forçou o casal a passar o confinamento em Windsor, onde estão desde março.  Foi onde receberam os  cartões de felicitações e entre eles, um muito especial, feito pelos três filhos dos duques de Cambridge.

Na imagem, tirada em uma das salas do Castelo de Windsor, vemos a Rainha e o Duque de Edimburgo a sorrir, divertidos com o grande cartão com vários recortes e de diferentes cores, que George, Charlotte e Louis lhes enviaram.

Bonita nos seus 94 anos,  a Rainha escolheu um acessório importante que colocou no seu vestido azul: um broche em forma de crisântemo, feito de safiras e diamantes. É o mesmo que usou na lua-de-mel, em Broadlands, no sul da Inglaterra, e o mesmo que usou 60 anos depois, recriando a mesma fotografia para comemorar o aniversário do diamante.

Fotos: Chris Jackson/Kensington Palace